Líder em Maiores Empresas do Espírito Santo

Fabio Costa da Silva Brasileiro
VALE

Fabio Brasileiro é diretor de Operações Logísticas na Vale, cargo que assumiu em 2016. É graduado em Administração pela Faesa, com MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela USP e especialização em Gestão Estratégica pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT). Fabio iniciou sua história na Vale em 1987 como estagiário do setor de Economia e Comércio Exterior do Porto de Tubarão e tem 28 anos de experiência profissional.

O que é ser líder e o que é preciso para se tornar um?
Ser líder é ter a habilidade de inspirar as pessoas a despertarem os seus próprios talentos e capacidades e, com isso, incentivá-las a crescer e a evoluir tanto profissional quanto pessoalmente. Para isso, é importante respeitar, saber ouvir, ter empatia e humildade para aprender com o outro. Essas, entre tantas outras, são algumas das habilidades que acredito serem indispensáveis em um verdadeiro líder.

Qual é o papel do líder para os liderados e para o bom andamento da organização?
O papel do líder para o liderado deve perpassar pelo exemplo, coerência entre o falar e o agir, respeitar e ouvir os diversos pontos de vista dos seus liderados e ajudar as pessoas a alcançarem sempre os melhores resultados. Não menos importante é ser transparente e demonstrar interesse e respeito genuíno pela individualidade de cada um.

O que torna um líder melhor? Como evoluir na liderança?
Evoluir na liderança significa nunca perder a capacidade de aprender com o outro e de se comunicar de forma cada vez mais eficaz e próxima com os seus liderados.

O que te transformou em um líder reconhecido não só pelos liderados, mas pela sociedade em geral?
Acredito que esse reconhecimento é fruto principalmente do trabalho dos mais de 7 mil empregados da Vale em Tubarão, que buscam continuamente, no seu dia a dia, deixar um legado positivo não só para a empresa, mas para a sociedade capixaba como um todo.

Qual é o seu estilo de liderança e por que o adota?
Procuro imprimir um estilo de liderança que envolva os liderados e que se baseia na simplicidade, na confiança e na capacidade de realização de cada um. É ter um propósito e objetivos claros; é acreditar na capacidade criativa das pessoas, oferecendo condições para que elas possam se desenvolver e se sentirem realizadas. Acredito que, dessa forma, teremos pessoas mais engajadas e, consequentemente, mais realizadas no trabalho e na vida pessoal.

O que te move, o que te inspira e o que te indigna?
O que me move são os desafios diários e a possibilidade de contribuir e fazer a diferença na vida das pessoas e da empresa. O que me inspira é poder deixar um legado positivo, com oportunidades melhores para as atuais e futuras gerações. E o que me indigna é a falta de ética nas relações.

Qual é o papel do líder nestes tempos de crise de representatividade que temos vivido?
O papel do líder é mostrar que é possível crescer, se desenvolver, alcançar os seus sonhos e realizar os seus objetivos sempre de forma transparente, ética, humana, respeitosa e inspiradora.

 

(96Publicações)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será divulgado. Campos obrigatórios estão marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>