Líder em Supermercado

Sérgio Carone
SUPERMERCADO CARONE 

Sérgio Carone é diretor comercial e operacional do Supermercado Carone. Iniciou sua trajetória no setor operacional na pequena loja da família, onde embalava mercadorias e realizava entregas para os clientes junto com o irmão. O supermercado foi crescendo, e as responsabilidades ficaram cada vez maiores, levando Sérgio à Direção Comercial e Operacional das 10 unidades da rede de supermercados Carone, duas farmácias Carone e da recém-inaugurada loja de superatacado Sempre Tem, todas na Grande Vitória.

O que é ser líder e o que é preciso para se tornar um?
Ser líder é ser inspiração para a equipe. É necessário estar disposto a enfrentar desafios e entender que a humildade é uma das características principais. Além disso, um líder precisa ter atitudes empreendedoras e gostar de lidar com pessoas. 

Qual é o papel do líder para os liderados e para o bom andamento da organização?
O papel do líder frente à equipe é de um facilitador, capaz de identificar funcionários talentosos e adequá-los às funções que vão aprimorar cada vez mais o negócio. No Carone, diversos profissionais estão há mais de 20 anos na empresa, entraram em cargos menores, cresceram e atuam na Gerência e Diretoria.

O que torna um líder melhor? Como evoluir na liderança?
A capacidade de entender o mercado é primordial, e busco sempre evoluir e modernizar a empresa. A todo tempo procuro corrigir o rumo dos negócios e orientar os colaboradores, com o intuito de fazê-los crescer e gerar um maior desenvolvimento da equipe.

O que te transformou em um líder reconhecido não só pelos liderados, mas pela sociedade em geral?
O trabalho duro e a persistência foram fundamentais para gerar esse reconhecimento. Durante os 32 anos da minha trajetória no Carone procuro manter o bom atendimento e sempre deixar o cliente satisfeito. Além disso, acredito que contribuímos para o fortalecimento econômico da região e para a geração de empregos.

Qual é o seu estilo de liderança e por que o adota?
Procuro sempre dar o exemplo às pessoas, em todos os processos relevantes da empresa. O fato de termos desenvolvido um negócio familiar criou uma essência de companheirismo em toda a equipe. É esse o estilo de liderança que adoto em toda a minha caminhada.

O que te move, o que te inspira e o que te indigna?
O desejo de realizar me move a cada dia de trabalho. O que me inspira? Uma loja cheia de clientes felizes e bem atendidos, satisfeitos com o serviço e os produtos oferecidos. Já o que me indigna é exatamente o contrário: clientes e profissionais da empresa insatisfeitos.

Qual é o papel do líder nestes tempos de crise de representatividade que temos vivido?
Em tempos de crise, é essencial redobrar os esforços para que a empresa, os colaboradores e os clientes sintam o menor impacto possível.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *