O Carnaval do Brasil começou aqui no Espírito Santo

O Carnaval do Brasil começou aqui no Espírito Santo  – Após dois dias de desfiles no Sambão do Povo,  as escolas de samba capixabas se apresentaram com os enredos escolhidos por cada uma delas, defendendo conceitos, histórias, personagens e homenageando pessoas vivas e já falecidas. Em cada uma delas a esperança de buscar o tão sonhado título de campeã do Carnaval Capixaba de 2016. Comum a todas elas, justiça seja feita, os valorosos colaboradores voluntários de cada comunidade e também a falta de recursos para grandes investimentos. Mesmo assim, não faltou brilho e empenho, e, orgulho ao passar pela passarela do samba e ouvir a arquibancada e o público nos camarotes cantando o samba enredo das escolas e aplausos.

FOTO 02  B  - camarote rede vitóriaMG_7478

FOTO 02 _camarote rede vitória MG_7489

 

Carnaval de 2016 marca uma nova era  – Com as mudanças ocorridas na gestão do carnaval capixaba, a Prefeitura Municipal de Vitória e a Liga Espírito Santense  das Escolas de Samba, com a nova gestão e novos formatos de comercialização dos ingressos de arquibancadas, dos camarotes e das áreas especiais, pode se dizer que uma nova era no carnaval capixaba a partir deste ano. Empresas de marketing e de eventos assumiram a gestão de grandes camarotes e criados espaços de merchandising e comunicação, atraindo parceiros patrocinadores, democratizando a mídia e possibilitando maior visibilidade para as marcas.

FOTO  03 _camarote rede vitória MG_7474

FOTO 03 B - camarote rede vitória MG_7430

Nos camarotes, espaço para clientes, amigos e parceiros comerciais – Na edição de 2016, o camarote da Rede Vitória estava repleto de mimos para seus convidados e tudo em um clima perfeito que a Acimaq  assegurou  com seus aparelhos de ar-condicionado. Com buffet completo, open bar com chopp  gelado, drinks variados e um especial Capilé com as Las Paletitas, os foliões poderão aproveitar a festa por completo no camarote da Rede Vitória. “Os patrocinadores foram os primeiros a marcarem presença no camarote da Rede Vitória.  Guaraná Coroa, Cartão de todos, Las Paletitas, Faculdade Novo Milênio, Cerveja Experta e Sicoob. 

FOTO 04 _ camarote rede vitória MG_7504

FOTO 04 B _ camarote rede vitória MG_7576

Rede Vitória recebe convidados no camarote do carnaval  – No camarote da Rede Vitória os foliões vão se divertir com total segurança e conforto. Os convidados receberam  um voucher que dá o direito de estacionar seu carro no Shopping Vitória e ter acesso ao Sambão do povo através de uma van oficial da Rede Vitória. A melhor parte da folia estava  no camarote com ambiente  totalmente climatizado e oferecer serviços como open bar, buffet especial, maquiagem e DJ, haverá uma cobertura de fotos realizada pelo colunismo do Folha Vitória. A lista de convidados, empresários, executivos, publicitários, parceiros e amigos foi completa, com os foliões interagindo com  os apresentadores ícones da TV Vitória/Record.

FOTO 05 - camarote rede vitória MG_7522

Cabeça de jurado é terra que ninguém passeia  – passada a última escola, já na manhã de domingo, conversas informais com os que estavam nos camarotes, perguntando e querendo saber das opiniões e expectativas de cada um sobre quem será a campeã do carnaval capixaba, a grande maioria acredita que a MUG será a campeã. Alguns entendidos e outros nem tanto, mas opinaram e detalharam as diferenças entre as que disputam o campeonato. Pela ordem das opiniões, a MUG será a primeira e o segundo lugar, ou o vice campeonato ficando entre a Piedade e a Jucutuquara.

FOTO 06 - camarote rede vitória MG_7532

 

Emoção e coração apertado até a apuração – Passada a emoção da passarela do samba, agora é coração apertado esperando a apuração que vai definir a grande campeã do carnaval de Vitória 2016. A apuração acontece  nesta quarta-feira, dia 3 de fevereiro, às 15 horas, no ginásio do Álvares Cabral. Ao todo, 27 jurados apuraram cada detalhe e avaliaram o desempenho das agremiações na avenida. As notas vão de nove a dez, com a variação de uma casa decimal. No Grupo Especial, cada escola teve, no mínimo, 50 minutos e, no máximo, 70 para desfilar. No Grupo A, o tempo de duração do desfile de cada escola de samba foi de, no mínimo, 45 e, no máximo, 55 minutos.

FOTO 07 - camarote rede vitória MG_7568

Concentração e olho no regulamento  – As Comissões de Carnaval fizeram o acompanhamento dessa e de outras etapas do desfile para verificar possíveis irregularidades ou penalidades. A avaliação também contou com uma Comissão de Concentração, composta por 12 membros, uma de Verificação das Obrigações Regulamentares, com cinco membros, outra de Cronometragem, com cinco membros, e uma de Dispersão, com 12 membros. De acordo com o regulamento, as escolas de samba do Grupo Especial que ficarem classificadas do 1º ao 5º lugar, além da agremiação que ficar em 1º lugar no Grupo A, desfilarão no sábado do Carnaval 2017. A escola que for classificada, em 6º lugar, será rebaixada para o Grupo A e desfilará na sexta-feira.  As escolas de samba que ficarem colocadas do 2º ao 8º lugar permanecerão no Grupo A e desfilarão na sexta-feira no Carnaval 2017. Aquela que ficar classificada em 8º lugar por dois anos consecutivos abrirá o desfile do Grupo A no ano seguinte e ainda perderá 10% de sua receita junto à Lieses.

Confira abaixo quais os quesitos serão avaliados pelo júri:

Bateria:  Será levado em consideração o entrosamento dos naipes, cada qual com sua afinação, fazendo com que sejam ouvidos perfeitamente todos eles.

FOTO 08 -camarote rede vitória MG_7569

Samba-Enredo:  A letra e a melodia apresentadas são avaliadas, respeitando-se a licença poética. O samba-enredo poderá ser descritivo ou interpretativo.

FOTO  09  - camarote rede vitória MG_7592

Harmonia:  Serão observadas a intensidade, vigor, empolgação e o perfeito entrosamento entre o ritmo da bateria e o canto dos componentes da Escola.

FOTO 10 - camarote rede vitória MG_7615

Evolução:  Serão observados os movimentos, o jogo de ir e vir, a espontaneidade e a leveza da expressão corporal. É considerada a livre movimentação dos componentes dentro das suas respectivas alas. Pesam características próprias de cada escola de samba.

FOTO 11 _ camarote da rede vitória

Enredo:  Serão avaliadas a disposição das alas, o posicionamento de carros alegóricos e destaques.

FOTO 12  - camarote rede vitória MG_7670

Alegorias e Adereços:  O Jurado deverá avaliar os pormenores e a adequação da fantasia dos destaques, das composições, bem como de todos aqueles que tiverem em cima de um carro alegórico.

FOTO 13  - camarote rede vitória MG_7714

Fantasias:  Julga-se neste quesito as fantasias completas (incluem-se os adereços de mão) apresentadas pelas escolas, bem como a qualidade de sua confecção e sua adequação ao Enredo proposto.

Comissão de Frente:  Deverá ser considerado pelos jurados desse quesito o uso de adereços usados pelos componentes da Comissão de Frente.

Mestre-Sala e Porta-Bandeira:  A Porta Bandeira é a figura mais representativa de uma escola de samba e o Mestre-Sala é o guardião do pavilhão. O casal executa um bailado próprio no ritmo do samba (não devendo nunca sambar); fazem constantemente movimentos sincronizados e entendem-se a um simples olhar, nunca se comunicando verbalmente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *