Prisão de argentinos na Copa abre crise diplomática

Um Brasil x Argentina, desta vez no campo judicial, gerou uma nova guerra entre os dois países. A prisão de dois torcedores argentinos que brigaram com brasileiros num jogo da Copa em Brasília abriu crise diplomática sem precedentes entre as nações.

A dupla foi detida após espancar um perito da Polícia Civil e um servidor público na arquibancada durante o jogo Argentina x Bélgica pela Semifinal. Alberto Criscenti, 43 anos, e Emiliano Rios Duda, 36, estão detidos na Penitenciária da Papuda desde o dia 5 de Julho e serão ouvidos pela Justiça do DF dia 1º de agosto.

A Argentina considera o caso como abuso. O Primeiro-Secretário do Consulado, Gabriel Herrera, diz que é ‘um exagero inédito’, porque outras brigas em estádios foram resolvidas nos Juizados Especiais.

MALDADE

Emiliano e Alberto foram indiciados por tentativa de homicídio. Segundo a denúncia no TJDFT, por depoimento de testemunhas, eles chutaram muito uma das vítimas, inclusive desacordada.

A Justiça do DF manteve a prisão preventiva da dupla por considerar o crime muito mais violento do que outras brigas ocorridas durante a Copa, e a dupla pode ir a júri popular no Brasil.

OUTRO LADO

Mas para o Consulado, ‘não tem sentido nenhum ter iniciado uma ação penal na Justiça do DF (..), baseada numa qualificação dos fatos exagerada e inadmissível’. O Consulado ainda indica que há corporativismo na denúncia, na prisão e na possibilidade de julgamento no Brasil, por uma das vítimas se tratar de um perito da Polícia Civil.
Os argentinos são defendidos por dois advogados acionados pelo Consulado.

Atropelo na Receita

Uma campanha com chapéu alheio – e federal, o de Guido Mantega.
Candidata ao governo do Paraná pelo PT, a senadora Gleisi Hoffmann atropelou a Receita Federal e ganhou o coração dos… paraguaios.

Em visita recente ao presidente Horácio Cartes, prometeu que o governo federal reverteria resolução da Receita que reduziu de US$ 300 para US$ 150 a cota de importação por turista nas cidades paraguaias.

O caso, que evidencia-se eleitoral, também agrada à economia paranaense da região de fronteira, que previa queda drástica no setor de turismo de compras.

O lobby deu certo. Por pressão da Casa Civil – onde Gleisi foi ministra – a resolução foi revogada no dia seguinte. Valerá a partir de 2015.

Curiosamente, participaram da reunião o diretor de Itaipu, Jorge Samek, e o candidato ao Senado pela chapa de Gleisi Ricardo Gomyde (PCdoB). Assim como a petista, eles nada têm a ver com o assunto.

A ESPECIALISTA

“Esta medida será suspensa, não estará em vigência”, prometera ao jornal paraguaio ABC a candidata ao governo do Paraná, que não é a ministra da Fazenda.
Procurados pela Coluna, Samek e Gomyde não foram encontrados. A assessoria de Gleisi não respondeu.

Você paga

O deputado federal André Vargas, o amigo – e pretenso sócio – do doleiro preso Alberto Yousseff, vive uma maré mansa: continua no cargo e recebe salários e benefícios. Ele foi citado na Operação Lava Jato da PF, por tráfico de influência e tentativa de maracutaia em contrato com o Ministério da Saúde.

Vargas tem processo na Comissão de Ética da Câmara, que não decidirá mais nada este ano por causa das campanhas que esvaziam o Congresso. E seu processo no TSE (nº 41149), no qual o PT pede seu mandato, está parado na mesa da ministra Luciana Lóssio, do Tribunal Superior Eleitoral.

Lixões

Embora o governo e milhares de prefeituras fechem os olhos, a existência de mais de 3 mil lixões no País é alvo de insistente trabalho do Ministério do Meio Ambiente para resolver a questão juntos aos municípios. Como notório, a Lei de Resíduos Sólidos, sancionada há quatro anos, deu prazo até dia 2 de Agosto para fim dos mesmos.

Segundo o Ministério, a gestão para fim dos lixões inclui políticas para créditos financeiros para o setor de reciclagem e logística de reserva. A notícia boa é que mais de mil municípios já possuem aterros sanitários, como manda a lei.

Ou seja, é uma prova de que muitas leis no Brasil funcionam muito bem mesmo no papel, apenas, e que continuamos o País do Deixa pra Depois..

afagoAfago camarada

Muita gente atacou a presidente Dilma por ter hospedado na Granja do Torto o presidente de Cuba, Raúl Castro, cujas parcerias têm sido alvo de suspeição da oposição. Mas o que poucos lembram é que o governo brasileiro tem uma dívida histórica com os Castro. Em 1960, numa festa na Embaixada do Brasil em Havana, Fidel teve roubado o seu revólver usado na revolução de Sierra Maestra.

O relato está nas reportagens da época e no livro de Flávio Tavares, ‘O dia em que Getúlio matou Allende’. Fato é que após Fidel, desesperado, mandar todo o serviço secreto investigar a Embaixada e convidados, o gatuno devolveu a pistola, com a condição de não ser revelado. Até hoje não se sabe quem foi.

ARRAIÁ COMUNISTA

Aliás, Raúl Castro não só se hospedou como promoveu na Granja do Torto uma festinha particular comunista. Desfilaram por lá diplomatas cubanos, venezuelanos e o presidente Nicolas Maduro. A segurança contou na portaria 28 veículos oficiais devidamente blindados. O Brasil capitalista deve ser um perigo para eles…

Mais um

Marina Silva não conseguiu ainda, com toda a mobilização conhecida, oficializar a sua REDE. Mas o Partido Novo já se registrou no TSE há poucos dias, com 500 mil assinaturas. Se vai ser endossado pelo tribunal, a conferir.

Lealdade é isso aí

Ex-modelo, Maurício Requião, filho do senador candidato ao governo do Paraná, tentará vaga de deputado estadual. O pai o festeja no Twitter como herdeiro da formação ideológica e leal. É verdade. Maurício comprou a briga e dentro do Senado também implicou com repórter da Rádio Band que teve o gravador quebrado pelo pai.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *