Curtindo a vida adoidado

O controlador da maior empresa de transporte coletivo público do Rio, Jacob Barata Filho – chamado de Jacobzinho pelos mais próximos – não apenas é citado como dono de conta secreta milionária na Suíça como também sabe curtir Genebra. Em maio de 2013, durante o 60º Congresso Mundial de Transportes da UITP, a organização internacional que reúne os proprietários de empresas do setor, Jacobzinho aterrissou de jatinho em Genebra, alugou duas Ferrari e pouco apareceu no evento. Foi visto com amigos nos dois melhores restaurantes da cidade, contam testemunhas à Coluna. Barata filho não foi localizado pela Coluna para comentar. 

Nada de busão!

Muitos empresários brasileiros prestigiam bienalmente o evento que reúne os ricaços de todo o planeta para discutir o setor – e, claro, passear muito com carros importados.

Na li$ta

Jacobzinho, o pai, patriarca do grupo, e outros parentes são alguns dos 8 mil brasileiros citados com contas secretas no vazamento do caso Swissleaks, que terá CPI no Senado.

Direto da roleta

O Blog do Fernando Rodrigues no UOL revelou as contas dos donos de ônibus. Os Barata tinham US$ 17,6 milhões em 2006 e 2007 no HSBC da Suíça. A família nega.

Discurso brazuca

O UITP 2015 será em Milão e já há programação. Um brasileiro será palestrante: Marcos Bicalho, diretor da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos.

Do chão..

Não é surpresa os reis dos ônibus coletivos do Rio terem conta na Suíça. O setor é um dos poucos – além dos bancos – que opera diariamente com (muito) dinheiro vivo. É tanto dinheiro e lucro rápido que empresários dos transportes rodoviários naturalmente migram também para os aéreos.

.. ao céu

Wagner Canhedo (Vasp) mantém empresas de ônibus em Brasília, onde Nenê Constantino (Gol) também opera sobre rodas. A Trip, vendida para a Azul, surgiu do império formado pelo grupo Águia Branca, com ônibus interestaduais no Espírito Santo.

Autofagia tucana

Discretamente tucanos já se dividem no Congresso Nacional sobre o poderio eleitoral de Aécio Neves para eventual candidatura em 2018. Um grupo cita o governador paulista Geraldo Alckmin como opção. Outro, menor, eleva o goiano Marconi Perillo.

Gratidão

Alckmin tem um costume admirado por tucanos que o conhecem. Pelo menos uma vez por mês ele visita a viúva de Mário Covas, dona Lila. Alckmin herdou a vaga de Covas.

Turbulência

O MP do Distrito Federal determinou fechamento da pista de ultraleves que funciona há décadas na Asa Norte. Agora, o local é do Parque Burle Max, de novo bairro classe A.

Esperteza sem limites

De um senador que transita na política desde que Dom Pedro soltava pipa: Que o povo não se assuste com a salada que se prepara na reforma política. Virá o modelo de financiamento de campanha PPM: ‘Público, Privado e Misturado’. A conferir.

Estiagem vem aí

Não apenas São Paulo, Rio e Minas, em especial, em alerta com os baixos níveis de reservatórios. Apesar de o DF não figurar entre os preocupantes, há monitoramento constante. Vem aí a conhecida estiagem, que dura cinco meses de seca no cerrado.

Em alerta

Os reservatórios registraram em janeiro níveis muito abaixo em relação ao ano passado. Na represa Santa Maria, a água está mais de 1 metro abaixo do normal. Este manancial e a barragem do Descoberto respondem por 85% da água consumida no DF.

Índio quer Congresso

Um dos expoentes do PSD no Rio, o deputado federal Índio da Costa nega que se candidatará à prefeitura ano que vem. ‘O momento conturbado que o Brasil vive, o lugar mais importante para trabalhar é no Congresso’, diz.

Te cuida, Bolsa!

O Ibmec lançou pós-graduação lato sensu em Regulação de Mercado de Capitais, customizada para a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), do Ministério da Fazenda

Ponto Final

Olha aí o Jacobzinho, Eike Batista! Os verdadeiros ricos não propalam o que fazem de bom com seu dinheiro.

Com equipe DF, SP e Nordeste

Leia mais sobre o cenário político: 300x200px Blog Bastidores 300x200px Blog Esplanada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *