Terceirização ajudará chineses a destravar linhas de Belo Monte

A despeito de mudanças no Senado no PL 4430, que regulamenta as terceirizações no mercado de trabalho, um dos maiores beneficiados será a chinesa State Grid Brazil Holding (51%), sócia da Eletronorte (24,5%) e Furnas (24,5%) na construção das linhas de transmissão da futura usina de Belo Monte. As obras de ligação entre o Pará e Minas Gerais estão atrasadas 12 meses porque os chineses, visando lucro, exigem do Governo autorização para driblar a lei e contratar operários fora do regime de CLT – e ainda trazer milhares de operários da Ásia para o serviço, revelou a Coluna em novembro.

Palocci 2

Dilma soube da pressão durante a campanha, e escalou Adhemar Palocci, irmão do ex-ministro, para negociar com chineses. Palocci2 é diretor de Planejamento da Eletronorte

Manual em mandarim

O governo tenta convencer os chineses de que a legislação brasileira (por ora) exige a aplicação da CLT nas Sociedades de Propósitos Específicos, como no caso dessa obra.

Drible oficial

Agora, com o avanço do PL no Congresso, há possibilidade de a State driblar a CLT e trazer até dois terços de chineses para a obra – que não tem um poste fincado ainda.

Detalhe$

Os chineses alegam para as sócias e o Planalto o elevado custo da obra em detrimento do baixo lucro. Belo Monte tem 30 mil operários. Só as linhas exigirão mais 12 mil.

PPS & PSB avança; PTB com DEM desanda

Enquanto avança a fusão do PSB e o PPS, desanda a do PTB com o DEM. Até agora as conversas estão entre as cúpulas e sem participação das bases, diz o deputado Ronaldo Nogueira (PTB-RS). Parte dos mandatários e militância do DEM, antes empolgada, começa a perceber que não há clima, pelas diferenças ideológicas nos diretórios locais.

Diferenças

Contrário desde o início, o senador Ronaldo Caiado (DEM-GO) diz que ‘essa tese começa a perder força, porque há inclusive incongruência doutrinária entre os partidos’. ‘A fusão tem que ter objetivo, somar, crescer. Como fazer fusão sem base, sem prefeito e vereador?’, questiona o deputado petebista Nogueira.

Misterioso roteiro

O ministro Gilmar Mendes articula para o colega Dias Toffoli ir pra 2ª Turma do STF. Toffoli se encontra com a Dilma. FHC, Serra e Aécio refluem sobre impeachment da presidente. Gilmar vota com Toffoli na soltura dos empreiteiros da Lava Jato. Descobre-se agora que a gráfica fantasma em SP fez ‘trabalhos’ para o PT e também PSDB.

Só coincidência

Só um detalhe: Gilmar e Toffoli são, respectivamente, ex-advogados do PSDB e do PT, e de seus ex-presidentes. Mas é só coincidência.

Cerco psicológico

A psicóloga Marisa Lobo, do Paraná, que defende a ‘cura gay’, é alvo de novo julgamento do Conselho Federal de Psicologia sobre sua atuação. Fala em perseguição.

Destrava geral

A presidente faz cara feia, Lula e CUT gritam contra, mas a terceirização regulamentada pode destravar dezenas de obras do PAC no País, em especial no Centro-Oeste e Sul, onde empreiteiras utilizam mão de obra de bolivianos e paraguaios nos canteiros.

Vozes do além

O vice-líder do PSDB na Câmara, Antonio Imbassahy, vai pedir na CPI da Petrobras uma perícia nos equipamentos de gravação do Conselho de Administração da petroleira. Como notório, a estatal informou que os áudios das reuniões são apagados. Será?

Locomotiva da desburocratização

O federal Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR) apresentou projeto de decreto Legislativo 54/15 para sustar os efeitos do Decreto 8.437, que concede à União a competência para licenciamento ambiental de obras federais como usinas, rodovias, produção de petróleo.

#maracujina

Marina Silva perde seus cabelos de raiva – e o PDC de Hauly é um consolo. Foram as figadais discussões sobre licenciamentos para obras do PAC, entre Marina (ministra do Meio Ambiente), e Dilma (chefe da Casa Civil), que separou de vez as duas.

Shell e o pré-sal

A divulgação de que a holandesa Shell está de olho no pré-sal remete à ideia do então presidente Lula de criar a PetroSal, 100% estatal, para preservar o tesouro encontrado pela Petrobras (de capital aberto). Em 2008 a Petrobras pagou 68% de seus dividendos na Bolsa de Nova York, o que deixou Lula furioso e o levou a propor a nova estatal.

Te cuida, Petrobras!

A Shell negocia a compra da britânica BP e, assim, se tornará a segunda maior petroleira do mundo – com apetite pelas reservas brasileiras no modelo de partilha. Vale lembrar que a Petrobras perdeu valor de mercado, teve queda brusca de ações e está vendendo ativos para fazer caixa. Cenário perfeito para os anglo-holandeses.

Dois lados, dois perfis

Sobre lulistas x dilmistas, é válido perguntar: é a presidente Dilma quem não sabe ouvir, ou é o Lula que é um intrometido? Lula repete que ‘ela não ouve’; Dilma não retruca.

Ponto Final

Com discurso inédito pela internet, será que a presidente Dilma ouviu o panelaço virtual?

Com Equipe DF, SP e Nordeste

Leia mais sobre o cenário político:

300x200px Blog Bastidores 300x200px Blog De Olho no Poder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *