No ar & no chão, o Super-Ministério

O esboço da reforma administrativa na Esplanada traz a fusão da Secretaria de Aviação Civil (SAC) com o Ministério dos Transportes, e Eliseu Padilha à frente da pasta. O ministro da SAC, que assumiu o papel da Articulação do Planalto, está bem na fita com a presidente Dilma e é da cota do vice-presidente Michel Temer – que assim se fortaleceria. Ganha também o PMDB, por Padilha ter excelente trânsito com a bancada.Esse é o plano A. Mas há também o B, porque o desafio do Planalto é destituir o PR do comando dos Transportes e do bilionário DNIT. Rachado, o PR perdeu status de aliado.

Cabral x Romário
O ex-governador do Rio Sérgio Cabral (PMDB) tenta demover o prefeito Eduardo Paes (PMDB) da ideia de oferecer mais secretarias ao senador Romário, na tentativa de que ele desista da disputa pela prefeitura da capital. O Baixinho lidera todas as pesquisas, espontâneas ou estimuladas, encomendadas por partidos. Mas na visão de Cabral,

Romário na vitrine pode se desgastar, não aguenta uma campanha e isso seria bom para o PMDB, tanto para a campanha municipal quanto para a majoritária de 2018.

O motivo de Cabral desistir de candidatura ao Senado foi o lançamento do então favorito Romário – que levou a vaga. Romário indicou o secretário de Esportes de Paes.

Você bebe imposto
A Associação Brasileira de Microcervejeiros – mais de 300 associadas – faz lobby na Câmara para que o setor seja incluído entre os setores que se enquadram no novo ‘teto’ do Simples Nacional. Hoje, as cervejas artesanais pagam, acreditem, 60% de imposto.

Daí o preço salgado no freezer. Dono de cervejeira, o goiano Alberto Nascimento lembra que as artesanais brasileiras já ganharam ‘mais de mil prêmios no exterior’. Mas não são valorizadas aqui. O pedido é que a alíquota fique entre 18% e 20%

Ok, pode sair
Espantou a cúpula nacional do PDT o fato de o governador Rollemberg nem telefonar para o ex-secretário de Trabalho Georges Michel. Ele pediu demissão por desentendimentos após a recusa de apoio à construção do Memorial João Goulart.

Tem gente graúda em Brasília apontando José Sarney o ‘fator’ contribuinte pela derrubada da proposta do Memorial Jango. Sarney quer o seu. E tem Poder no GDF.

2016 começou
Uma pesquisa GPP que circula no Senado causou alvoroço em pré-candidatos à Prefeitura do Rio. Romário (26,3%), Crivella (20%), Freixo (8,9%) e Indio da Costa (3,7%) lideram, nesta sequência, na estimulada. Pedro Paulo (2,1%) está na lanterna. Com exceção dos índices, mais baixos obviamente, o quadro da corrida não muda na pesquisa espontânea pela prefeitura do Rio.

BH 2016
Aécio Neves ofereceu ao prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, indicar o candidato na disputa pela prefeitura, com vice do PSDB. Lacerda estuda nome. Aécio quer ceder em BH para ganhar parte do PSB na candidatura à Presidência em 2018.

Rio 2016
A chapa puro sangue do PMDB está quase fechada para disputar a prefeitura do Rio. O esboço tem Pedro Paulo com Rafael Picciani de vice. O federal Leonardo Picciani terá papel em Brasília, decidiu a cúpula do partido no Rio em sintonia com a nacional.

Se meu Fusca falasse
O senador Cristóvam Buarque (PDT-DF) está inconsolável. Seu Fusca que dirigia há 31 anos, uma raridade (placa JJP 0013), foi roubado num estacionamento público no Setor de Clínicas Norte, em Brasília. Há cinco meses procura pelo carro. Foi com ele que Cristóvam fez a campanha vitoriosa para o governo do DF em 1994.

Fusões sem chororô
Mais cenários desenhados no Planalto sobre a reforma na Esplanada: a Pesca volta para o comando da Agricultura; cogita-se, mas não está definido, que o MEC englobe aCiência e Tecnologia – o problema é domar o PCdoB, que controla esta pasta.

Calote imobiliário
Uma construtora apenas, no Ceará, tem R$ 14 milhões de obras concluídas no ‘Minha Casa, Minha Vida’ para receber da União. Uma delas foi invadida há dois anos e aPrefeitura de Fortaleza não se mexe para reintegração e a ocupação dos beneficiados.

Banho frio & edredon
Os empreiteiros e lobistas detidos no presídio de Curitiba estão passando frio à noite, conta um dos advogados que visitou cliente. Em especial no banho. O aquecimento é por paineis solares numa cidade onde o sol pouco aparece. Os presos pediram às esposas para levarem cobertores.

Saldão no pátio
Os veículos apreendidos pelos Detrans agora poderão ser leiloados após 60 dias no depósito. É a lei 13.160 sancionada, de autoria do deputado Laércio Oliveira. Essa lei significa, em tese, economia para os Detrans: livram-se dos carros que viram sucatas, e dos terrenos alugados para pátios. Mas depende dos Governos..

Cartorário sofre!
A Coluna está de posse de um vídeo de matar de inveja cartorários de todo o Brasil. Enquanto a Câmara analisa a PEC dos Cartórios – que oficializa, sem concurso, quem já mantém um – o goiano José Augusto Alcântara, dono de cartório herdado em Trindade (GO), aparece numa hidromassagem num iate de 40 pés, em Saint Tropez (França).

Gozando o pobre
Um amigo filma o mar e Alcântara ordena: ‘devagar..’, para mostrar a paisagem. A câmera para no empresário, ele ergue a cerveja e ironiza: ‘Tem vida mais barata, mas não presta, não!’. E gargalha. Alcântara não foi localizado; o filho não quis comentar.

Os pré-convocados
Os empresários Eike Batista e Junior da Friboi serão convocados à CPI do BNDES. Deputados fazem pressão pela presença. É vitrine que precisam os políticos.

Sem turbulência

O juiz federal Sérgio Moro, que coordena a Lava Jato, foi aplaudido – de pé, por alguns– dentro do avião da TAM voo JJ3004 que decolou de Curitiba para São Paulo na sexta.

Que Lula, o quê..
Dilma tem citado muito Leonel Brizola nas conversas com aliados que a visitam. É brizolista no sangue, todos sabem. A surpresa está no saudosismo do tom da voz.

Pé na porta
As invasões do programa Minha Casa, Minha Vida apenas no Estado do Rio de Janeiro somam 28 apartamentos. A Polícia prepara a reintegração de posse, com aval da Justiça.

Ponto Final
De um maldoso, sobre a reforma na Esplanada: ‘ A melhor fusão, nesse cenário da Lava Jato, seria a do Ministério da Justiça com a Procuradoria Geral da República’.
300x200px Blog Bastidores 300x200px Blog De Olho no Poder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *