Plástico – fatos e dicas para reduzir o impacto ambiental.

Compartilhe essa notícia

 

Sempre bom conhecer o que vem sendo feito em outros países, pois a Europa, não terá uma Economia Circular, se todos não se engajarem na mesma causa, pois bem, vimos esse exemplo.

Na Suécia, se usa muito plástico. Tem um grande impacto no clima, até porque a maioria dos resíduos plásticos é queimada. O que pode ser feito para mudá-lo? IVL O Instituto Ambiental Sueco com a Statistics Sweden, em nome da Agência Sueca de Proteção Ambiental, coletou fatos e dicas práticas.

Em 2019, quase 1,3 milhão de toneladas de matéria-prima plástica foram colocadas no mercado sueco. É cerca de 120 kg por pessoa por ano. A maioria do plástico é utilizada em embalagens, no setor da construção e em veículos e pneus.

A maioria dos plásticos é feita de petróleo e gás fóssil, e a extração e a produção requerem excesso de energia, muitas vezes de origem fóssil.

– Para reduzir o impacto ambiental do plástico, devemos garantir que o plástico desnecessário seja evitado, que o plástico usado possa ser reutilizado ou reciclado e que o vazamento de plástico para o meio ambiente seja minimizado, diz Sara Anderson do IVL Swedish Environmental Institute.

 

A combustão do plástico tem um grande impacto climático

 

Nosso alto uso de plástico também produz grandes quantidades de resíduos plásticos. Cerca de 87% do plástico é queimado para produzir eletricidade e calor – mas também gera grandes emissões de gases de efeito estufa. Estima-se que mais de 90% das emissões de dióxido de carbono da recuperação energética de resíduos na Suécia sejam provenientes de plásticos de origem fóssil.

Apenas cerca de 10 por cento do material plástico colocado no mercado é reciclado. São principalmente embalagens, garrafas PET, pneus, equipamentos elétricos e plásticos agrícolas.

 

Cinco coisas que empresas e negócios podem fazer:

 

  1. Reduza o uso desnecessário de plástico em todos os níveis. Faça um inventário de onde você usa muito plástico, pense se você pode reduzir a quantidade. Investigue alternativas reutilizáveis.
  2. Use plástico proveniente de matérias-primas com impacto ambiental mínimo. Escolha plástico livre de substâncias perigosas. Você pode usar plástico com menor impacto climático do ponto de vista do ciclo de vida, como plástico reciclado, renovável ou de base biológica?
  3. Possibilita a reciclagem de materiais plásticos. Evite laminados e materiais mistos que dificultam a reciclagem do material. Evite plástico degradável, pois não é compatível com os sistemas de reciclagem atuais. Escolha o plástico procurado no mercado de reciclagem, como polipropileno ou polietileno.
  4. Reduzir o vazamento de plástico para a natureza. Evite produtos que arriscam acabar na natureza ou dar origem a microplásticos, como sacolas plásticas e itens descartáveis.
  5. Colabore mais. Um melhor diálogo entre coletores, processadores e compradores de plástico reciclado garante que as qualidades exigidas cheguem ao mercado. Os atores afetados precisam trabalhar juntos para desenvolver especificações claras e padrões de qualidade.

Fonte: https://www.ivl.se

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *