Cinco milhões de vapes jogados fora todas as semanas.

Compartilhe essa notícia

Por Ben King: Repórter de negócios, BBC News

Cinco milhões de vaporizadores descartáveis ​​são jogados fora todas as semanas no Reino Unido, um aumento de quatro vezes em relação ao ano passado, de acordo com uma pesquisa do grupo de campanha de reciclagem Material Focus.

Apenas 17% dos vapers reciclam seus vapes nas lixeiras corretas, descobriu a pesquisa.

Os vaporizadores podem causar incêndios em caminhões de lixo e instalações de tratamento de resíduos se não forem descartados corretamente.

A indústria de vaporização diz que está trabalhando para melhorar as taxas de reciclagem.

Vaporizadores descartáveis, dispositivos de plástico baratos projetados para fornecer algumas centenas de baforadas de vapor de nicotina antes de serem jogados fora, são frequentemente descartados em lixeiras e nas margens das estradas.

A Material Focus, uma organização sem fins lucrativos que faz campanha para aumentar as taxas de reciclagem, calculou que os adultos do Reino Unido compram cerca de 30 milhões de vapes por mês, um enorme aumento que reflecte o rápido crescimento da popularidade destes produtos.

Os vaporizadores descartáveis ​​contêm fios de cobre e baterias de lítio, que são materiais valiosos. A Material Focus estima que todos os vapes descartáveis ​​jogados fora em um ano contêm lítio suficiente para fornecer baterias para 5.000 carros elétricos.

 

 

Devem ser eliminados em contentores próprios, em lojas ou centros de reciclagem, contendo um mineral denominado vermiculite para reduzir o risco de incêndios. A partir daí, podem ser levados para instalações especiais de reciclagem, onde podem ser desmontados manualmente.

Por lei, toda loja que vende vapes deve aceitá-los de volta, mas é uma instalação cujo fornecimento custa dinheiro, e muitas não o fazem.

O custo anual potencial da reciclagem de todos esses vapes seria de 200 milhões de libras, um custo que não está a ser suportado pelos produtores, importadores ou retalhistas, dizem eles.

“Há muito mais vapores jogados no chão, em lixeiras públicas e em lixeiras de cozinha do que sendo reciclados”, diz Scott Butler, diretor-executivo da Material Focus. As atuais instalações de reciclagem estão “muito longe do que precisamos. Deve ser tão fácil reciclá-las quanto comprá-las”.

Os vapores que se misturam com outros resíduos domésticos podem causar incêndios em caminhões de lixo e instalações de resíduos. A empresa de resíduos Veolia, que recolhe cerca de um décimo dos resíduos do Reino Unido, afirma que as baterias de lítio, incluindo vaporizadores, provocam cerca de um incêndio por dia nas suas instalações.

É ilegal que menores de 18 anos comprem vapes e a pesquisa descobriu que os jovens vapers são muito mais propensos do que os adultos a deitar fora os seus vapes ou mesmo a deitá-los na sanita, para evitar que os pais descubram que estão a vaporizar.

Um porta-voz da Elfbar, a marca de vape descartável mais popular do Reino Unido, disse que ela estava “totalmente comprometida em aumentar as taxas de reciclagem” e em trabalhar para instalar milhares de pontos de reciclagem em pontos de venda e aumentar a reciclabilidade de seus produtos.

John Dunne, diretor-geral da Associação da Indústria de Vaporização do Reino Unido, disse que o crescimento da indústria foi tão rápido que foi difícil acompanhá-lo, mas muitas lojas independentes de vaporização agora possuem instalações de reciclagem instaladas.

Um porta-voz do governo do Reino Unido disse: “O governo está muito preocupado com os impactos ambientais dos vapes descartáveis ​​e publicará em breve uma resposta ao seu pedido de provas sobre vaping, que foi encerrado em junho”.

O governo escocês está a considerar a proibição de vaporizadores descartáveis. Em Julho, os concelhos municipais de Inglaterra e do País de Gales apelaram à proibição, em parte devido aos problemas que podem causar na eliminação de resíduos.

A pesquisa da Material Focus foi baseada em uma pesquisa realizada pelos institutos de pesquisa Yougov com 5.156 pessoas, das quais 167 tinham 16 ou 17 anos.

Fonte: https://www.bbc.com/news/business-66740556

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *