Fraldas recicladas!!!!

Compartilhe essa notícia

Os superabsorventes tornam-se líquidos sob a luz UV após absorverem água suficiente. Então, eles podem ser reutilizados. (Colagem: Ken Pekarsky, KIT)

 

Uma nova solução “brilhante” para reciclagem de fraldas?

💥 Cerca de 2 milhões de toneladas de fraldas sujas são incineradas ou depositadas em aterros anualmente porque a reciclagem tradicional é difícil. Para os países sem infraestruturas adequadas de gestão de resíduos, o despejo indiscriminado agrava ainda mais o problema ambiental.

💥 As fraldas usam “superabsorventes” feitos de poliacrilato de sódio reticulado que absorvem mais do que seu peso em água e incham em um gel para proteger a pele do bebê. Mas esses superabsorventes são difíceis de quebrar e degradar em vez de derreter quando aquecidos.

💥 Cientistas do Instituto de Tecnologia de Karlsruhe (KTI), na Alemanha, desenvolveram um processo que usa luz UV para quebrar rapidamente cadeias poliméricas em superabsorventes à temperatura ambiente. Polímeros recuperados de fraldas são convertíveis em adesivos sensíveis à pressão e espessantes corantes para uso benéfico.

 

Fonte: Navneet Chadha

, (Sustainability| Circular Economy| Decarbonization | Impact Investments)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *