Reutilize mais, os materiais de construção.

Compartilhe essa notícia

Resultado de uma pesquisa na Alemanha, sobre reciclagem dos materiais de construção, que se assemelham, em parte, a nossa realidade.

 

 

A Câmara de Engenheiros-Construção da Baviera exige: Reutilizar mais materiais de construção

Para que mais materiais de construção possam ser reutilizados, o que é necessário acima de tudo é alterar os regulamentos legais – este foi o resultado de um inquérito realizado pela Câmara de Engenheiros-Construção da Baviera em dezembro de 2022. Quase metade de todos os eleitores (48 por cento) viu isto como uma alavanca central para fortalecer a construção sustentável.

Quase um quarto (24,3 por cento) é da opinião que incentivos financeiros mais fortes ajudariam principalmente a manter os materiais de construção no ciclo dos materiais. 18,3% dos participantes no inquérito acreditam que é crucial um maior interesse dos investidores. Apenas 9,4 por cento acreditam que é necessária uma melhor formação para os planejadores.

“A reutilização de materiais de construção é uma alavanca fundamental para tornar a construção mais amiga do ambiente. Em muitos casos isso também seria possível. Mas significa mais esforço – uma razão pela qual os construtores raramente o pedem. Os incentivos financeiros também são baixos e as regulamentações legais são complicadas”, explica Norbert Gebbeken, presidente da Câmara de Engenheiros-Construção da Baviera.

O setor público deveria dar um bom exemplo, afirma a aliança “Baviera Sustentável” iniciada pelo Presidente da Câmara Gebbeken num catálogo de medidas entregue ao Ministro da Construção da Baviera, Christian Bernreiter (CSU) em setembro de 2022. Os parceiros da aliança apelam: “Em projetos de construção pública, deve ser priorizada a reutilização de componentes, materiais de construção removidos e solo escavado, bem como a utilização de materiais de construção secundários de qualidade controlada.

O não cumprimento deve ter impacto na adjudicação e ser prejudicial ao financiamento. A infraestrutura necessária para uma economia circular deve ser instalada em toda a Baviera.”

“Qualquer pessoa que ofereça a reutilização de materiais de construção deve ter mais hipóteses de receber a encomenda. Os programas de financiamento também devem recompensar o aspecto da reciclagem para que o caminho sustentável seja financeiramente atraente”, explica Gebbeken. “Para saber exatamente quais os materiais de construção que estão disponíveis e onde estão à espera de serem reutilizados, precisamos também de registos de materiais que reúnam esta informação de forma fiável”, continuou o presidente da Câmara.

Fonte:

https://www.bayerische-staatszeitung.de/staatszeitung/bauen/detailansicht-bauen/artikel/mehr-baustoffe-wiederverwenden.html#topPosition

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *