Novos puxadores nos armários: uma mudança simples e eficaz

Letícia Vieira
Ilustrar a matéria novos puxadores

Funcionalidade e sofisticação em puxadores de couro. Foto: Westiwing

Novos puxadores nos armários pode ser uma ótima opção, se você está procurando uma forma simples e eficaz de renovar seus móveis. Afinal, considerada uma parte importante do design da peça,  dependendo do modelo e do estilo, agregam valor ao ambiente e à peça.

A arquiteta e designer de interiores Bianca Fornazier explica que os puxadores podem parecer apenas mais um pequeno detalhe nos móveis. Entretanto, fazem a maior diferença no ambiente. “Certifique-se de que os novos puxadores combinem com o estilo da decoração do ambiente”, diz.

Para ambientes minimalistas, puxadores mais discretos. Para ambientes mais coloridos, puxadores mais coloridos. Nada disso! Bianca destaca que o melhor tipo de puxador para um determinado móvel depende do gosto de cada pessoa.

Novos puxadores

Puxadores coloniais. Foto: arwquivo pessoal Bianca Fornazier

A arquiteta e designer de interiores lembra que existem vários modelos de puxadores, que vão desde os mais simples aos mais modernos. Os puxadores tradicionais são parafusados, como se fossem uma alça ou um botão, dando charme ao móvel.

As peças em perfis de alumínio e os puxadores em cava, que são confeccionados no MDF do móvel, estão cada vez mais sendo utilizados. Afina, proporcionam um ar mais moderno, arrojado, ergonômico, além de trazer personalidade ao visual do mobiliário.

Já os coloniais são ideais para quem se identifica com o estilo retrô. “Seguindo um estilo estético muito parecido com as peças da época do Brasil Colônia, eles são excelentes opções de acessórios. Os puxadores do período colonial tinham um design bem diferenciado, com formato mais curvilíneo, bem como os da atualidade, que deixam o ambiente mais rústico e, ao mesmo tempo, traz modernidade aos espaços”, ressalta.

Mudança aprovada

A servidora pública Fani Loss sempre gostou de mudar os móveis de sua residência. Muito adepta ao estilo vintage, ela chegou a mudar o estilo de sua casa, comprando uma geladeira retrô para combinar com os armários com puxadores antigos, da década de 1950.

“Queria dar um aspecto mais antigo, pois adoro essa vibe retrô. Por isso, comprei na internet alguns puxadores da década de 1950 e estou guardando para colocar em novos armários na minha nova casa, assim como fiz com os atuais”, conta.

Dicas de ouro

novos puxadores: do moderno ao retrô, são milhares de opções da peça

Armário com puxadores em inox. Foto: arquivo pessoal

Escolha o estilo certo: se você tem um estilo mais clássico, pode optar por puxadores de metal ou porcelana. Se você prefere um estilo mais moderno, pode escolher puxadores de acrílico ou de vidro. Certifique-se de que os novos puxadores combinem com o estilo da decoração do ambiente.

Considere o tamanho: puxadores muito pequenos podem parecer desproporcionais em armários grandes. Enquanto puxadores muito grandes podem parecer exagerados em armários pequenos. Escolha puxadores que sejam proporcionais ao tamanho dos armários.

Verifique a compatibilidade: antes de comprar os novos puxadores, verifique se eles são compatíveis com os furos existentes nos armários. Pode ser necessário fazer ajustes na superfície dos armários para que as novas peças se encaixem adequadamente.

Por fim, combine com outros elementos. E isso pode incluir as cores das paredes, os móveis e os objetos de decoração. Escolha puxadores que complementem a decoração existente e que criem um visual coeso e equilibrado.

Leia mais:

Cristaleira nunca sai de moda!

Por Letícia Vieira, Aline Pagotto e Luciene Araujo

Foto de Alex Pandini

Alex Pandini

Alex Pandini é jornalista, tem 53 anos e mais de 3 décadas de experiência profissional em rádio, jornal, TV, assessoria de imprensa, publicidade e propaganda e marketing político. Além de repórter e apresentador na TV Vitória, é responsável pelo conteúdo da plataforma ConstróiES.