Ago 2021
1
Luan Sperandio
DATA BUSINESS

porLuan Sperandio

Ago 2021
1
Luan Sperandio
DATA BUSINESS

porLuan Sperandio

Rejeição do governo Bolsonaro aumenta

Na simulação do primeiro turno, Ciro Gomes (PDT) pontuou 6,2%, João Doria (PSDB) 3,5%, e Eduardo Leite (PSDB): 3,1%, com Branco/nulo/não respondeu: 4,8%.

Já no segundo turno, Lula venceria Bolsonaro por 49,2%, com Bolsonaro pontuando 38,1%. O atual presidente ainda perderia nos cenários para Ciro Gomes (PDT) — 43,1% a 37,7% —, Fernando Haddad (PT) — 41,9% a 38,4% — e João Dória (PSDB) — 40,6% a 38,1%, enquanto venceria Sérgio Moro (Sem partido) e Eduardo Leite (PSDB).

A pesquisa também registrou a piora no desempenho de Jair Bolsonaro como presidente, de 57% para 62%, com o índice de aprovação entre o leitorado caindo de 40% para 36%.

A aprovação de Bolsonaro é maior na região norte (50%), entre homens (44%) e jovens entre 25 e 34 anos (44%) e com renda entre R$ 2 mil e até R$ 10 mil (43%) e evangélico (52).

Vale ressaltar que 26% entre os eleitores que votaram em Jair Bolsonaro em 2018 hoje desaprovam seu governo.

 

Algumas conclusões e o que ficar de olho para 2022

As pesquisas eleitorais tem mostrado algumas convergências: a avaliação negativa do governo Bolsonaro tem superado a positiva, mas o presidente Bolsonaro mantém uma avaliação positiva resiliente, preservando um relevante capital político.

Além disso, o ex-presidente Lula tem fortalecido sua posição, ao passo em que ainda não há nenhum nome de uma eventual terceira via que ameace a polarização Bolsonaro X PT, sendo este o cenário base.

Ainda há palcos eleitorais importantes a se desenrolarem que podem influenciar as eleições presidenciais em 2022 de forma decisiva, como o avanço da vacinação, a CPI da Pandemia, qual será o partido de Jair Bolsonaro, quais serão as regras eleitorais e, especialmente, o grau da retomada econômica, pois a faixa da população que possui renda de até 2 salários mínimos é, justamente, a que está mais pessimista com a economia, sendo a parcela dos brasileiros que mais devem demorar para sentir os efeitos da retomada da geração de empregos.

Nesse sentido, uma retomada econômica que alcance os brasileiros de menor renda até o início de 2022 é essencial para que Bolsonaro seja um candidato mais competitivo. Entre as iniciativas ventiladas pelo governo para auxiliar a população mais vulnerável está a implementação da Carteira Verde Amarela e a revisão de Normas Regulamentadoras, desburocratizando contratações, além de uma reformulação do Bolsa Família, ampliando o valor do benefício e a extensão da política pública.

 

Sobre a confiabilidade das pesquisas eleitorais, sugerimos a leitura desta coluna em que analisamos os problemas de amostragem em alguns institutos, e que não estão presentes na pesquisa Atlas Intel referenciada na coluna de hoje.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas