Abr 2021
14
Tiago Pessotti
MERCADO DIÁRIO

porTiago Pessotti

Abr 2021
14
Tiago Pessotti
MERCADO DIÁRIO

porTiago Pessotti

Perspectivas para as criptomoedas

Este ano, empresas como a Tesla e o Paypal passaram a ter na carteira o Bitcoin, o que ajudou na valorização do ativo, criando perspectivas positivas para o curto prazo. Além disso, a impressão de uma quantidade relevante de moeda pelos Bancos Centrais também pode influenciar, por ser um ativo sem controle governamental e com quantidade limitada no mercado.

Mas qual deve ser o intuito de uma moeda? Servir como meio de pagamento. Em certa medida, a aceitação em transações do dia-a-dia tem melhorado: a Visa, por exemplo, anunciou neste mês de abril que começará a aceitar pagamentos com criptomoedas. Mesmo assim, essa aceitação ainda é muito incipiente, e a maioria (71%) dos investidores não as veem sob essa ótica, mas sim em uma perspectiva especulativa. É o que apontou o estudo O Perfil do Investidor de Criptomoedas no Brasil.

1º ETF de criptomoedas do Brasil

A Hashdex está em fase de lançamento do primeiro IPO (Oferta Pública Inicial) na B3, que terá suas reservas finalizadas na próxima terça-feira (20), e as negociações em bolsa começam no dia 26. O fundo está 100% alocado em criptos, sendo 79% em Bitcoin, 17% em Ethereum e 4% em outras criptomoedas. Essa proporção é balanceada a cada três meses, assim como ocorre com o Ibovespa, por exemplo, com pesos baseados no valor de mercado dos ativos.

A vantagem de investir no fundo é a estrutura que há por trás, com os ativos sob gestão protegidos e segurados por custodiantes líderes no mercado. Enquanto isso, a compra e custódia direta envolvem um risco maior de perda dos ativos por meio de hackeamento.

Diante da alta volatilidade do ativo, para gestão de risco é interessante ao perfil de investidor moderado uma exposição entre 1,5% e 3,0% do patrimônio. O produto é negociado em bolsa e tem liquidez em D+2, sendo negociado 7×24.

Essa coluna tem como único propósito fornecer informações e não constitui ou deve ser interpretada como uma oferta, solicitação ou recomendação de compra ou venda de qualquer instrumento financeiro ou de participação em qualquer estratégia de negócio específica. Possui finalidade meramente informativa, não configurando análise de valores mobiliários nos termos da Instrução CVM Nº 598, e não tendo como objetivo a consultoria, oferta, solicitação de oferta e/ou recomendação para a compra ou venda de qualquer investimento e/ou produto específico.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas