Set 2021
23
Tiago Pessotti
MERCADO DIÁRIO

porTiago Pessotti

Set 2021
23
Tiago Pessotti
MERCADO DIÁRIO

porTiago Pessotti

Menores relações entre preço e lucro

O P/L mostra, de maneira geral, quantos anos será necessário para recuperar o valor investido por meio dos lucros da empresa, de acordo com seus resultados dos últimos 12 meses.

Um grande investidor que foi mentor de Warren Buffett, admirado por muitos investidores por seus retornos excepcionais, foi Benjamin Graham. Ele defendia o conceito de margem de segurança, por meio do qual se você comprar ações com múltiplos baixos, é praticamente impossível que não ganhe dinheiro, ou pelo menos não perderá tanto.

Ele falava especificamente de um múltiplo inferior a 7 vezes o lucro líquido dos últimos 12 meses. Para se ter uma ideia, o Ibovespa negocia hoje próximo a 9, extremamente baixo na comparação histórica.

Veja as 10 ações com os menores P/L do Ibovespa hoje:

  • Usiminas USIM5 2,5
  • Sid Nacional CSNA3 2,7
  • Petrobras PETR4 3,1
  • Petrobras PETR3 3,2
  • P.Acucar-Cbd PCAR3 3,3
  • Cyrela Realt CYRE3 3,5
  • Marfrig MRFG3 3,7
  • Bradespar BRAP4 3,9
  • Gerdau Met GOAU3 4,2
  • Taesa TAEE 4 4,6

A análise de ações envolve muito mais do que isso

Como o título já diz, analisar uma ação é muito mais do que calcular o P/L. Existem questões além disso, como as condições de mercado e da economia, ou as perspectivas do setor, além de outros indicadores muito relevantes para analisar a empresa. Outra questão é que o mais indicado é analisar o P/L dos últimos 12 meses.

Podemos perceber, por exemplo, que os menores P/L do ranking hoje são de empresas do ramo de commodities. Exatamente porque o mercado vem precificando nas ações uma queda nos preços das commodities e desaceleração potencial da demanda neste mercado após a escalada dos preços no contexto da pandemia.

Por isso, embora seja essencial observar esse indicador, também deve-se olhar o cenário para além disso.

Essa coluna tem como único propósito fornecer informações e não constitui ou deve ser interpretada como uma oferta, solicitação ou recomendação de compra ou venda de qualquer instrumento financeiro ou de participação em qualquer estratégia de negócio específica. Possui finalidade meramente informativa, não configurando análise de valores mobiliários nos termos da Instrução CVM Nº 598, e não tendo como objetivo a consultoria, oferta, solicitação de oferta e/ou recomendação para a compra ou venda de qualquer investimento e/ou produto específico.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas