Taxa do crédito consignado está em 2,14% e dá para baixar mais, diz Gabas
Brasília - O ministro da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas, reclamou das taxas cobradas nos empréstimos consignados para aposentados e pensionistas. De acordo com Gabas, a taxa, em média em 2,14% ao mês, é menor do que no passado, mas poderia cair mais. "Eu acho que ainda está alta, pode abaixar mais", disse. "Tem gente enganando os velhinhos", complementou.
O ministro falou durante a abertura da 2ª Semana Nacional de Educação Financeira, organizada pelo Comitê Nacional de Educação Financeira (Conef), formado por ministérios, Banco Central e entidades como Susep e CVM.
Gabas defendeu a necessidade de a população brasileira poupar mais, o que, segundo ele, só será alcançado com mais educação financeira e previdenciária. "As pessoas no Brasil não são educadas para isso. Se pegarmos países mais antigos, a taxa de poupança é altíssima", afirmou. "Isso não tem nada a ver com o ajuste fiscal, não combinei com o Joaquim Levy", brincou.
O ministro disse ainda que é preciso discutir com a população a sustentabilidade da previdência social e colocar a preocupação "na cabeça das pessoas".
Gabas lembrou que o momento é de transição demográfica. " A sociedade brasileira está envelhecendo e isso é bom", afirmou.