Economia

Cooperativismo financeiro é tema de palestra em Guarapari

O evento fez parte do “Programa de Palestras” do Sicoob Sul-Litorâneo e recebeu o diretor do Bancoob, um banco do Sistema Sicoob.

Carolina Brasil

Redação Folha da Cidade
Ênio Meinen pontuou os diferenciais do sistema financeiro cooperativista. | Foto: Hamilton Garcia

Mais de 200 pessoas, entre convidados e associados do Sicoob Sul-Litorâneo, participaram da palestra “Diferenciais do Cooperativismo Financeiro”, ministrada pelo Diretor de Operações do Banco Cooperativo do Brasil (Bancoob), Ênio Meinen, realizada na noite dessa terça-feira (21), no Hotel Porto do Sol, em Guarapari.

Na ocasião, o presidente do Sicoob Sul-Litorâneo, Fábio Antônio Novaes, destacou as iniciativas que aproximam a instituição da comunidade, dentro dos sete princípios do cooperativismo, que inclui: “O princípio do interesse pela comunidade”. Entre as ações que buscam alcançar esse objetivo está o “Programa de Palestras”, disseminando conhecimento e integração. “Estamos certos que as reflexões desta noite nos farão mais preparados para enfrentar os desafios do nosso cotidiano para continuar contribuindo na busca por melhorias para toda a sociedade”, ressaltou o presidente.

Na palestra, Ênio Meinen destacou a importância e a força do cooperativismo financeiro. Segundo ele, seis entre as 50 maiores instituições financeiras do mundo são de natureza cooperativista, que se diferenciam muito do sistema bancário tradicional. “No tradicional você tem uma relação de cliente, não participa do processo decisório, sendo apenas um tomador de serviço, enquanto no sistema cooperativo, você é usuário e um dos proprietários, e passa a fazer parte das deliberações e decisões desse sistema, onde o grande diferencial são as tarifas e as taxas praticadas que são bem menores”, explicou o Meinen em entrevista.

O Sicoob Sul Litorâneo, em 29 anos de atuação, se destaca no setor e apresenta crescimento expressivo especialmente no atendimento a pessoa jurídica de pequenas médias empresas, aplicando esses diferenciais em relação aos bancos tradicionais. Para se ter uma ideia, nesse período, a instituição proporcionou cerca R$ 40 mi de economia em serviços bancários aos associados. “O Sicoob é uma cooperativa que está bem próxima do associado e promove uma interação que gera resultados positivos”, pontou o contador Sebastião do Prado (Tatão). “No Sicoob eu encontro todas as condições necessárias para os meus negócios progredirem”, afirmou a empresária, Helaine Pinheiro.