• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Ministro de Economia da Itália trabalha para cumprir regras orçamentárias da UE

  • COMPARTILHE
Economia

Ministro de Economia da Itália trabalha para cumprir regras orçamentárias da UE

O ministro de Economia da Itália, Giovanni Tria, estaria trabalhando para cumprir as regras econômicas da União Europeia, ao trabalhar no plano orçamentário italiano buscando atingir déficit de 1,5% do Produto Interno Bruto (PIB) italiano, abaixo do teto de 3% estipulado pelo bloco, de acordo com o jornal italiano La Stampa. A notícia retira parte das tensões relacionadas à questão orçamentária da Itália, após o vice-primeiro-ministro da Itália, Luigi Di Maio, ter dito que não descarta que o déficit público do país possa exceder o teto de 3% do PIB, estipulado pela União Europeia no orçamento do próximo ano fiscal.

De acordo com publicação, Tria tenta evitar um corte na nota de crédito da Itália por agências de classificação de risco. Nesta sexta-feira, é esperada uma revisão do rating soberano do país pela Fitch. Para analistas do banco francês Société Générale, no entanto, um rebaixamento não é provável, "o que deve ser recebido com alívio". No entanto, eles apontam que o fluxo de notícias negativo no país está aumentando e, com os preços orçamentários se aproximando, "estamos vendo mais evidências de dissensão dentro da coalizão governamental".

O analista sênior do Danske Bank Jens Naervig Pederson, no entanto, avalia que a Fitch pode reduzir a perspectiva do rating BBB da Itália para negativa nesta sexta-feira. No entanto, Pederson acredita que a agência pode esperar algum tempo e manter a nota inalterada. Fonte: Dow Jones Newswires.