Economia

Tóquio sobe com expectativa para fundos de pensão

Redação Folha Vitória

Tóquio - A bolsa de Tóquio fechou no nível mais alto dos últimos sete meses nesta terça-feira em meio a expectativas de que o primeiro-ministro Shinzo Abe nomeie um ministro favorável ao mercado financeiro para seu novo gabinete.

As ações do setor financeiro, incluindo bancos e corretoras, subiram fortemente. O índice Nikkei terminou em alta de 1,24%, a 15.668,60 pontos. A alta foi a mais forte em uma única sessão desde o começo de agosto e o volume das transações, o maior em três semanas.

As notícias de que o primeiro-ministro japonês vai nomear na quarta-feira Yasuhisa Shiozaki como ministro da Saúde, Trabalho e Assistência Social, foram bem recebidas pela bolsa. "Expectativas de reformas no fundos de pensão impulsionaram o índice Nikkei", disse o diretor executivo do Credit Agricole em Tóquio, Yuji Saito.

Shiozaki é favorável a uma postura mais agressiva na gestão dos fundos de pensão, que controlam cerca de 1,2 trilhões de ienes. A postura pode levar à injeção de parte desse capital nos mercados acionários.

A sessão também foi marcada por valorização do dólar, que atingiu o maior patamar desde janeiro. O dólar forte ajuda os exportadores japoneses, que podem tornar seus produtos mais competitivos sem perder renda em ienes. Fonte: Dow Jones Newswires.