Economia

Está com dívidas? Mutirão de renegociação começa nesta segunda-feira em Cariacica

A ação começa nesta segunda-feira (24), em uma faculdade em Campo Grande

A oportunidade para os consumidores endividados resolverem pendências financeiras diretamente com os fornecedores e limpar o nome chegou! O Procon Estadual começa um mutirão para negociação de dívidas nesta segunda-feira (24). A ação acontece na Faculdade Pio XII, em Campo Grande, Cariacica. A expectativa do órgão é que 2.405 mil atendimentos sejam realizados durante a semana.

"Quanto mais mais antiga a dívida, melhores são as condições de renegociação porque a retirada de juros e multa é maior. A expectativa de pagamento diminui. E se o consumidor tem poucos acordos, e um endividamento menor, é possível que ele consiga descontos maiores, e um prazo maior para o pagamento. As condições são diferenciadas, e pedimos as melhores condições porque se trata de um mutirão", disse a diretora-presidente Procon/ES, Denize Izaíta.

O mutirão em Campo Grande começou nesta segunda | Foto: Suellen Araújo

Para conseguir o atendimento, a dívida precisa estar com, pelo menos, 60 dias de atraso e o consumidor precisa apresentar a carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e renda. Durante o evento, o titular da dívida vai retirar a sua senha e aguardar o atendimento diretamente com a empresa de interesse. 

No primeiro dia de ação, as senhas serão distribuídas às 8 horas. Para os atendimentos de terça (25) até sexta-feira (28) serão distribuídas no dia anterior das 14 às 18 horas. Denize ressaltou que não há necessidade dos consumidores dormirem na fila para conseguir uma senha. "Não há necessidade. Essa realidade aconteceu em outros mutirões, e isso é negativo. Nós temos 2 mil senhas para a semana".

Os descontos e opções de parcelamento podem variar de acordo com o período de inadimplência e tipo de dívida. Somente pessoa física poderá negociar a dívida, não sendo permitida negociação para pessoa jurídica. Também não será aceito documento de procuração. Somente o titular poderá pegar a senha e negociar.

Veja a relação de empresas participantes e a quantidade de senhas que serão distribuídas por dia:

Crefisa - 25 senhas/dia

Agoracred - 60 senhas/dia

Banestes - 75 senhas/dia

Vivo (atendimentos de 26 a 28 de setembro) - 35 senhas/dia

Caixa Econômica Federal - 60 senhas/dia

Claro - 25 senhas/dia

Avista - 100 senhas/dia

Bradesco - 40 senhas/dia

Cesan - 25 senhas/dia

Banco do Brasil - 50 senhas/dia.