Economia

Vendas do varejo caem 0,5% em julho ante junho, revela IBGE

Nos três meses de queda, as vendas do varejo restrito acumularam baixa de 2,3%, informou o IBGE

Redação Folha Vitória
As vendas do varejo restrito acumularam crescimento de 2,3% no ano. No acumulado em 12 meses, houve avanço de 3,2% | Foto: reprodução

As vendas do comércio varejista caíram 0,5% em julho ante junho, na série com ajuste sazonal, informou nesta quinta-feira, 13, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado ficou aquém da mediana das estimativas dos analistas ouvidos pelo Projeções Broadcast, positiva de 0,30%, com base nas previsões de queda de 1,20% a avanço de 1,10%. Foi o terceiro recuo seguido nessa base de comparação. Nos três meses de queda, as vendas do varejo restrito acumularam baixa de 2,3%, informou o IBGE.

Na comparação com julho de 2017, sem ajuste sazonal, as vendas do varejo tiveram queda de 1,0% em julho de 2018. Nesse confronto, o resultado veio abaixo do piso das projeções, que iam de uma queda de 0,60% a uma alta de 2,40%, com mediana positiva de 1,10%.

Com isso, as vendas do varejo restrito acumularam crescimento de 2,3% no ano. No acumulado em 12 meses, houve avanço de 3,2%.

Varejo ampliado

Quanto ao varejo ampliado, que inclui as atividades de material de construção e de veículos, as vendas caíram 0,4% em julho ante junho, na série com ajuste sazonal. O resultado veio dentro do intervalo das estimativas dos analistas ouvidos pelo Projeções Broadcast, que esperavam de uma queda de 1,70% a um avanço de 1,50%, mas abaixo da mediana positiva de 0,20%.

Na comparação com julho de 2017, sem ajuste, as vendas do varejo ampliado tiveram alta de 3,0% em julho de 2018. Nesse confronto, coincidiu com o piso do intervalo das projeções (alta de 3,00% a 6,20%, com mediana positiva de 4,00%).

As vendas do comércio varejista ampliado acumularam alta de 5,4% no ano. Em 12 meses, o resultado foi de avanço de 6,5%.

Média móvel

O índice de média móvel trimestral das vendas do comércio varejista restrito teve queda de 0,8% em julho, informou IBGE, ao divulgar a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC).

No varejo ampliado, que inclui as atividades de veículos e material de construção, o índice de média móvel trimestral das vendas recuou 1,1% em julho.

Revisões

O IBGE revisou a variação das vendas do varejo restrito de junho ante maio de -0,3% para -0,4%, ao divulgar os dados da PMC de julho.

O IBGE revisou ainda as vendas do varejo restrito de maio ante abril, de uma queda de 1,2% para um recuo maior, de 1,4%. Já as vendas do varejo restrito de abril ante março passaram de +1,1% para +1,2%.

Pontos moeda