Economia

Terminais de petróleo vão gerar até 2 mil empregos no Espírito Santo

O edital lançado pela Petrobras prevê a contratação de empresas pelo prazo de 15 anos. O investimento previsto para a construção dos três terminais é de R$ 700 milhões

A licitação dos terminais será realizada em janeiro Foto: Divulgação

Três terminais portuários de apoio a plataformas marítimas deverão ser instalados no Espírito Santo. O processo licitatório deverá ser realizado em janeiro de 2015. A data foi definida, na manhã desta segunda-feira (07), durante reunião entre o senador Ricardo Ferraço (PMDB) e a diretora da Petrobras, Graça Foster.

A reunião foi solicitada pelo próprio senador. Na opinião dele, os critérios estabelecidos na licitação da Petrobras poderiam afastar os investimentos no Espírito Santo. Isso porque os terminais elevariam os custos de produção, já que estariam em campos mais distantes daqueles explorados pela Petrobras.

“A reunião teve um ponto muito positivo, já que conseguimos incluir o Espírito Santo na rota de investimentos da Petrobras. Seria muito ruim se ficássemos de fora”, frisou o senador.

O edital lançado pela Petrobras prevê a contratação de empresas pelo prazo de 15 anos. Os terminais, que serão implantados no Sul do Estado, deverão gerar até 600 vagas de emprego na fase de construção, e outros dois mil postos na fase de operação.

O investimento previsto para a construção dos três terminais é de R$ 700 milhões. As obras deverão ser executadas entre 24 e 30 meses.

Além das bases de apoio do Estado, outros seis terminais serão implantados no Rio de Janeiro. A licitação será realizada neste mês de novembro. 

O governador eleito do Espírito Santo, Paulo Hartung (PMDB), e o presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santos (Findes), Maços Guerra, também participaram do encontro.

Reunião na Findes

Na próxima quinta-feira (13), o diretor de exploração e produção da Petrobras participará de um café na sede da Findes, em Vitória. Empreendedores capixabas também participarão do encontro.