O ano de Saramago

Neste ano, 2022, se comemora o centenário de nascimento do escritor português José Saramago, ganhador do Nobel de Literatura de 1998. Para celebrar a ocasião, a editora Companhia das Letrinhas traz uma dose dupla do consagrado escritor: O silêncio da água e Uma luz inesperada. Dois lançamentos para as crianças… de todas e quaisquer idades.

Sim, com esses livros, os leitores adultos terão a oportunidade de, quem sabe, reencontrar com a criança que ele foi há algum tempo. As publicações trazem narrativas de Saramago relembrando de sua infância e mostram como acontecimentos simples, talvez banais, podem se vestir com uma aura de fantasia e beleza, que os fazem inesquecíveis por toda a vida.

Em Uma luz inesperada, o autor escreve sobre o dia em que foi ajudar o tio a vender porcos na feira. No caminho, num repouso à noite, ele acorda e presencia o luar mais deslumbrante da sua vida. Depois disso, ele diz que não se comovia mais com outros luares. Aquele, que ele guardava na memória, era insuperável.

O silêncio da água é uma história de pescaria. Uma pescaria que o escritor relembra de ter vivido na infância. Na aventura, o menino consegue fisgar um peixe grande. Ele puxa de um lado, o peixe puxa para o outro. Na luta entre os dois, a linha e o anzol arrebentam, o peixe leva a melhor e escapa. O garoto tem uma ideia, então, voltar à casa de sua avó, que é longe, para pegar outra vara de pescar para tentar de novo capturar aquele peixe. Será que o peixe fica esperando? Será que o menino fisga o peixe ou o peixe fisga o garoto?

Os dois livros são lindamente ilustrados. Uma luz inesperada apresenta a arte do mexicano Armando Fonseca, que, com suas manchas e cores, constrói cenários fantásticos. O silêncio da água traz as belíssimas gravuras da espanhola Yolanda Mosquera. Recomendado para crianças dos 7 aos 77anos (ou mais)!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *