7 livros que incentivam brincadeiras criativas

Quem nunca presenciou a cena de uma criança que se interessa mais pela caixa de um brinquedo do que por ele próprio? Para os adultos, muitas vezes é difícil entender esse comportamento, afinal, uma caixa de papelão serve basicamente para guardar coisas. Porém, as crianças têm uma criatividade muito grande e, por isso, qualquer objeto perto delas tem o potencial de se tornar um brinquedo repleto de possibilidades, estimulando ainda mais o surgimento de novas ideias.
De acordo com muitos psicólogos e representantes da área da educação, a ação de brincar ao longo da infância é essencial para o desenvolvimento das crianças, pois assim elas podem desenvolver a sua criatividade, formando seres humanos mais seguros e aptos a encontrar soluções para futuros problemas. Para isso, é recomendado que os pais e/ou responsáveis incentivem este comportamento nos pequenos e nas pequenas, participando das brincadeiras.
Considerando a relevância deste tema para a infância, selecionamos alguns livros que têm a criatividade nas brincadeiras como temática principal, estimulando as crianças a se divertirem não apenas com os brinquedos tradicionais, mas também com outros objetos que elas tiverem à mão.


1. Dudu e a caixa, de Stela Loducca, ilustrado por Jean-Claude R. Alphen – (Companhia das Letrinhas)
Para Dudu, muito mais legal e interessante do que a encomenda que chegou para a sua mãe é a caixa que veio com ela. Ao se encantar por este objeto aparentemente tão comum, Dudu passa a brincar com a caixa, transformando-a na protagonista de suas mais diversas brincadeiras e fantasias. Por meio da história deste personagem tão criativo, a autora Stela Loducca incentiva as crianças a explorarem as possibilidades de diversão sem impor limites à imaginação.

 


2. No sótão, de Satoshi Kitamura e Hiawyn Oram – (Pequena Zahar)
O livro O sótão conta a história de um menino que, mesmo com muitas opções de brinquedos ao seu redor, acaba ficando entediado e passa a procurar novas aventuras. Dessa forma, ele descobre o sótão de sua casa e, junto com ele, um mundo mágico em que tudo é possível, até mesmo conversar com um tigre e viajar para diversos lugares. Com autoria de Satoshi Kitamura e ilustrações delicadas de Hiawyn Oram, No sótão mostra que muitas vezes o tédio das crianças pode ser benéfico, tornando-se um instrumento efetivo no desenvolvimento da criatividade dos pequenos e pequenas.

 


3. O lenço, de Patricia Auerbach – (Brinque-Book)
Quantos encantos um lenço é capaz de esconder? No livro O lenço, a autora Patricia Auerbach conta a história de uma menina curiosa que encontra um lenço vermelho de bolinhas brancas na gaveta de sua mãe. Porém, ela descobre que, utilizando a criatividade, um objeto aparentemente tão comum é capaz de dar vida à sua imaginação, se tornando aquilo que ela quiser que ele seja. Convidando as crianças a utilizarem seu potencial de invenção, O lenço é um ótimo livro para mostrar que uma brincadeira legal não precisa de muito para acontecer.

 


4. Siga a seta!, de Isabel Minhós Martins, ilustrado por Andrés Sandoval – (Companhia das Letrinhas)
O livro Siga a seta se passa em um lugar repleto de setas indicando os caminhos que devem ser seguidos por todos que ali vivem. Em um certo dia, porém, um menino resolve se aventurar por outros percursos, muda as setas de lugar e, assim, encontra coisas mágicas. Com ilustrações de Andrés Sandoval, Siga a seta incentiva as crianças a saírem de suas zonas de conforto, além de trazer a ideia de que dar lugar ao inesperado no cotidiano faz a vida ser muito mais divertida.

 


5. Caderno de viagens da Pilar, escrito por Flávia Lins E Silva, ilustrado por Joana Penna – (Pequena Zahar)
Que tal ter um lugar específico para registrar as viagens – inclusive as da própria imaginação? Inspirado nas aventuras da viajante mais querida da Pequena Zahar, o Caderno de viagens da Pilar é um espaço muito legal para que as crianças desenvolvam a imaginação e inventem suas próprias viagens. Além disso, o livro também conta com espaços para colar fotos, desenhar e guardar lembranças, garantindo a interatividade das crianças com ele.

 


6. Achou? de Aline Abreu – (Companhia das Letrinhas)
Indicado também para a leitura com os bebês, o livro Achou? traz a proposta de uma das brincadeiras mais apreciadas pelas crianças: o esconde-esconde. O aspecto visual é um dos destaques do livro, e as belas páginas ilustradas contêm pistas escritas com uma pitada de poesia, convidando o pequeno leitor a encontrar diferentes animais em cada um dos cenários.

 


7. Vida em Marte, de Jon Agee – (Pequena Zahar)
A fim de comprovar sua teoria de que existe vida em Marte, um astronauta parte em uma expedição ao planeta, levando cupcakes para dar de presente a algum suposto morador. Chegando lá, o astronauta não vê ninguém, e acaba se convencendo de que a sua teoria estava errada. Porém, as ilustrações do livro mostram que, na verdade, o astronauta esteve acompanhado durante toda a viagem por um marciano, mas ele só se dá conta disso quando está voltando à Terra e percebe que os cupcakes foram comidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *