Muito rock e talento capixaba! Dona Fran faz sucesso no ES, fala sobre carreira e cenário musical na pandemia

Compartilhe esta notícia
O segredo é trabalhar mantendo a felicidade. Isso é o que traz verdade!…

A voz dela tem poder, assim como o rock! 🤘 Esse ser humano canta músicas que nos teletransporta. Ao fechar os olhos, sentimos casa acorde, e, em seguida, o arrepio ao lembrar de um momento que marcou…

Franceila. Esse é o nome da capixaba que toca o coração de quem a ouve, e o meu nem preciso dizer! Pelo primeiro nome você não deve fazer ideia de quem seja, então deixa eu te ajudar: Dona Fran… Agora sim né?!

“Meu nome artístico surgiu com um colega do ramo que me chamava rotineiramente assim, e por sinal é meu baixista hoje! Eu não tinha um nome para uma banda e ele sugeriu na época Dona Fran”.

Conheci a Fran há uns anos quando percebi que a música era o que me libertava e trazia paz! Como não fui abençoada com o dom do canto 😂, pensei num jeito de me fazer sentir parte desse mundo. Ainda na faculdade, criei um blog e ela foi minha primeira entrevistada. Eu estava apenas começando e quando é assim, raramente um artista dá aquela moral, né?! Afinal, por que ‘perder tempo’ com uma universitária com um blog que mal tinha dez acessos diários?

Foto tirada antes da pandemia

Meu pai tinha um bar que só  tocava rock e desde pequena sempre fui apaixonada! Admito que falho ao lembrar nomes das músicas de bandas e dos artistas, mas na minha humilde opinião, isso é o que menos importa! O que me interessa é ser tocada pela canção, e a Fran fez parte desse sentimento que só cresceu com o passar dos anos.

Quando a conheci, mandei mensagem e não é que ela me respondeu? 🤷‍♀️ Mas a verdade é que foi muito além disso… Ela me deu toda atenção do mundo e foi um amor desde o início. Ah, e de quebra ainda compartilhou a matéria, que com 10 minutos no ar, já tinha sido acessada 378 vezes. É, lembro do número! 🤓

Ela tem um dom, e que bom que decidiu compartilhar com a gente! Mesmo em meio ao caos que o Espírito Santo e o mundo vivem, a cantora, que mora em Vila Velha, encontra na música, um sentido.

“A música representa muito pra mim porque movimenta a minha essência e meu trabalho. Desde criança eu amava dublar e fantasiar nessa arte. Fui seguindo e me testando ao longo do caminho.”

Antes de continuar te contando sobre esse super talento, toma essa ‘pedrada’ de presente:

 

E além dessa sonzeira da banda Heart, Fran faz covers de artistas marcantes no mundo do rock como Led Zeppelin, AC/DC, Scorpions, Foo Fighters e por aí vai…

Falando sobre dificuldades e a saudade dos palcos, assim como muitos artistas capixabas, Fran também sentiu os efeitos da pandemia.

“O setor musical nesse período pandêmico é prejudicado porque até os eventos privados foram adiados. O mercado para porque trabalha justamente com aglomeração. O consumo é digital e vivemos hoje nesses dois mundos. Demora um pouco para as coisas irem fazendo sentido também porque o mercado precisa se manter financeiramente, e é aí que começa a complicar.”

No cenário cultural falta dar vazão a outras faces artísticas, como pintura, teatro, dança e incentivos aos outros sentidos culturais que só enriquecem nosso repertório como pessoa…
Dona Fran

Mas a paixão pelo o que faz não a deixa desistir. E falando sobre música com muita propriedade e credibilidade, ela tem muitas referências de peso.

“Uma artista que me chamou atenção para tentar de fato o movimento foi a Marisa Monte porque passei a gostar muito de ouvir a voz dela de forma real. E aí é uma overdose de estilos também com Janis Joplin, Iron, desde Celine Dion a Diana Krall e a Deep Purple! Sempre ouvi muito como todo bom adolescente!”.

Para os que estão começando, aí vai um conselho daquela que manda muito bem!

“Pra quem tá começando é legal encarar a música para si, focando no prazer de movimentar o dom, levar entretenimento e um pouco mais de leveza para as pessoas e ainda extravasão! Isso nos mantém mais centrados!”.

Acompanhe a Dona Fran NAS REDES SOCIAS

Instagram: @dona_fran
YouTube: Dona Fran
Facebook: Dona Fran Rock

Sou suspeita para falar sobre você, Fran. Então, só deixo o meu muito obrigada! Obrigada por tocar a alma de quem a ouve. Obrigada por deixar que a escutemos. Obrigada, e muita luz nessa caminhada! 🌻

Um comentário em “Muito rock e talento capixaba! Dona Fran faz sucesso no ES, fala sobre carreira e cenário musical na pandemia”

  1. Que delícia de matéria com a Fran.Além de uma Flor de pessoa !Thamiris Ela caminha fácil por qualquer vertente musical.Acompanho os shows ,babo como jovem, yeahh ,tiro fotos,nada profissional,mas a Fran curte com simplicidade da alma!
    Sou Fã!Sou Fran!
    Bj

    Parabéns Bjo @lclaugam
    Claudio Gama

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *