Conheça temperos fáceis de plantar em casa para usar nas receitas

Chef de Família

Thamiris Guidoni

Foto: Pexels

Falando em coisas boas, depois da matéria sobre as especiarias para você arrasar na cozinha, agora, uma sobre os temperinhos que darão aquele toque especial na sua receita. E o melhor de tudo: eles podem ser mantidos em uma horta dentro de casa e é super fácil de cuidar!

ACOMPANHE O CHEF DE FAMÍLIA NO INSTAGRAM

Conheça alguns temperinhos e os benefícios:

Manjericão: ‘coringa’ das plantinhas, o manjericão é uma erva pertencente à família da hortelã. Além de deixar o ambiente cheiroso, a comida fica maravilhosa!

PARA PLANTAR

Deixe as sementes a aproximadamente 1cm de profundidade da terra com duas ou três sementes por buraquinho. Coloque a planta onde bata sol por várias horas e regue a cada dois ou três dias.

Alecrim: esse é o cheiro que invade o ambiente e pode ser usado em vários pratos! Receitas feitas com batatas assadas e frangos ficam deliciosas

PARA PLANTAR

A dica é usar argila expandida, manta bidim ou similar no fundo do vaso para drenar a água e evitar que o excesso apodreça as raízes. Deve ficar em local que receba cerca de 5 horas diárias de luz direta do sol. Quando jovem, regue diariamente! Se estiver bem desenvolvido, espere até a terra secar para regar novamente.

Pimenta biquinho: super aromática, a pimenta biquinho tempera o alimento de um jeitinho suave. Essa é tipo de pimenta que vale a pena cultivar!

PARA PLANTAR

Escolha um lugar bem ensolarado. As pimentinhas amam sol. Plante cerca de 3 ou 4 sementes por buraco no húmus e cubra com a terra fofa. Elas crescem muito então talvez seja preciso tirar as mudas menores e deixar a mais forte, ou escolher vasos maiores. A rega deve ser frequente, mas sem afogar elas, combinado?

Hortelã: você pode escolher entre várias espécies de hortelã, mas as mais comuns é a mentha crispa. Além de muito perfumadas, as ervas são usadas para temperar quibes, saladas, carnes de peixe e carneiro, aromatizar sucos e sobremesas, como sorvetes, pudins e gelatinas. Elas crescem bem em ambientes ensolarados, mas toleram bem um leve sombreado. No início da primavera, você pode renovar a terra dos vasos e aproveitar para desfazer o emaranhado das raízes e podá-las, se for preciso!

PARA PLANTAR

Você deverá escolher um vaso que tenha entre 30 e 40 centímetros de diâmetro. A camada mais profunda deverá ser a de drenagem, contendo argila expandida e carvão vegetal. Em seguida, preencha o vaso com terra misturada a algum tipo de substrato. Por fim, plante as mudas de hortelã no solo.

Depois de plantar, é hora dos cuidados. Em primeiro lugar, saiba que talvez a hortelã precise de nutrientes extras. Então, a cada dois meses, ofereça um pouco de húmus de minhoca. Além disso, essa erva gosta de bastante calor e iluminação. Como plantar hortelã em apartamento significa a ausência de jardins, é interessante deixar os vasos em sacadas ou perto de janelas.

Aprenda a cultivar os temperinhos em casa

Lá no estúdio do Chef de Família os participantes contam com uma hortinha! É completamente possível cultivar condimentos e ervas em apartamentos ou em espaços pequenos, desde que o local seja bem iluminado, apresente boas condições de irrigação e tenha solo de boa qualidade.

CONFIRA AS RECEITAS FEITAS PELOS COMPETIDORES

Você vai precisar de um vaso grande ou uma jardineira (pode ser de plástico ou de barro), terra, húmus de minhoca e mudas de ervas de boa procedência.

Fique atento a algumas dicas e cuidados:

Foto: site da Unimed

As ervas precisam de luz solar pelo menos algumas horas por dia. Sem isso, é praticamente impossível cultivá-las;

Mantenha regas regulares, mas nunca encharque a terra;

Retire folhas velhas, amareladas e secas e verifique periodicamente se não há ataques de pragas. Nesses casos, evite produtos químicos e use apenas inseticidas naturais (calda de fumo, calda de sabão, etc.), pois as ervas serão utilizadas como tempero;

Adube a cada 3 meses com húmus de minhoca e torta de mamona;

Na hora de escolher as ervas, procure selecioná-las segundo as exigências de luminosidade. Lembre-se que elas estarão no mesmo vaso!

Agora é só colocar a mão na massa, ou melhor, na terra, e fazer sua hortinha em casa e arrasar nas receitas!

O Chef de Família é exibido todos os sábados na TV Vitória/RecordTV com transmissão pelo Jornal Online Folha Vitória sempre às 14 horas logo após o Balanço Geral.