Cinco erros na hora de fazer churrasco

Quem nunca achou que ia arrasar no churrascão e acabou decepcionando os convidados? Alguns segredinhos podem deixar seu churrasco muito mais saboroso. Isso já aconteceu com você? A carne que parecia ser macia e estava dura ou salgada demais, o franguinho que ficou sem tempero, o ingrediente que sobrou ou faltou. E quando sai tudo […]

Quem nunca achou que ia arrasar no churrascão e acabou decepcionando os convidados? Alguns segredinhos podem deixar seu churrasco muito mais saboroso.

Isso já aconteceu com você? A carne que parecia ser macia e estava dura ou salgada demais, o franguinho que ficou sem tempero, o ingrediente que sobrou ou faltou. E quando sai tudo de uma vez só e quem chega por último come frio?

Não dá para deixar coisas assim estragarem um dia que tem tudo para ser delicioso! Afinal, o churrasco é mais do que um almoço ou jantar, é um momento de confraternização, bate-papo e tudo precisa ser uma experiência inesquecível.

O mestre churrasqueiro Edd Campos, apresentador do programa Na Brasa, da Rede Vitória, separou algumas dicas valiosas para eliminar os principais pecados de um churrasco.

Veja quais são os pecados mais comuns (e pare de cometê-los já!)

1. Fazer tudo no fogo alto

É preciso preparar o braseiro perfeito. Nada de botar fogo no carvão e colocar logo a carne. O ideal é fazer o churrasco sobre brasas, e não sobre o carvão ou briquete na primeira queima, quando ainda há chamas. Por isso o ideal é acender a churrasqueira pelo menos 40 minutos antes do início oficial do preparo das carnes.

2. Descongelar as carnes na hora

O churrasco vai perder qualidade se você decide “descongelar uma carninha” na hora do churrasco usando micro-ondas, balde de água etc. As carnes congeladas devem ser refrigeradas pelo menos 24 horas, para irem descongelando lentamente em temperatura adequada no refrigerador e em suas embalagens originais.

3. Salgar a carne muito antes

Nada de adiantar o trabalho e deixar a carne envolvida no sal grosso ou qualquer outro tipo de sal. Se prefere salgar a carne antes de levá-la para a parrilla, faça isso com antecedência de no máximo três a cinco minutos. “Tem que tomar muito cuidado com a quantidade de sal usado para não exagerar. Lembrando que sal pode ser corrigido no final, na hora de servir, enquanto retirar excesso de sal por vezes é impossível”, recomenda Edd.

4. Não se organizar de acordo com o equipamento usado

Defina um cardápio levando em consideração as suas preferências e a de seus convidados, mas se atentando à capacidade do equipamento (churrasqueira / parrilla) usada. Não adianta planejar uma costela inteira, por exemplo, se seu equipamento não tem espaço e grelha com diferentes alturas para esse corte, que requer fogo mais brando e mais horas de preparo. “Saiba que cada corte tem suas particularidades no preparo (tempo, temperatura, tempero sugerido). E no reality Na Brasa vamos testar a capacidade dos nossos assadores em diferentes equipamentos e condições”, comenta Edd.

5. Assar de vez e armazenar

Para um bom churrasco, não é recomendado assar uma grande quantidade de carne e colocar em vasilhames, bandeiras, rechauds ou tábuas. Essa carne vai perder temperatura, textura e suculência. O ideal é cortar e servir imediatamente, e ir cadenciando esse serviço. Com isso, você não servirá aos convidados carne fria e sem textura.

Gostou das dicas? Não perca todas as receitas e segredos de um bom churrasco em cada episódio do Na Brasa, na TV Vitória / Record TV, todos os sábados, às 14 horas. No próximo sábado, dia 4 de fevereiro, será exibido o segundo episódio, com as primeiras eliminações.

Todos os bastidores e muito mais estão no Instagram @rededesaboresE se você perdeu o primeiro episódio, pode conferir aqui.