Episódio 1 | Entradas do churrasco com temperos incríveis

Marinadas para coração e asinha de frango, molhos com queijo e toques especiais no vinagrete e na farofa… Huuummm. As entradas do churrasco foram o tema da primeira prova do Na Brasa, em episódio que foi foi ao ar neste sábado (28), na tela da TV Vitória / Record TV. “No churrasco, todo mundo já […]

Marinadas para coração e asinha de frango, molhos com queijo e toques especiais no vinagrete e na farofa… Huuummm. As entradas do churrasco foram o tema da primeira prova do Na Brasa, em episódio que foi foi ao ar neste sábado (28), na tela da TV Vitória / Record TV.

“No churrasco, todo mundo já chega querendo provar alguma coisa, experimentar uma entradinha. O clima já vai ficando bacana, e o pessoal fica descontraído para curtir o churrasco e aproveitar aos poucos as outras carnes”, explica o apresentador do reality, Alessandro Eller.

Então vamos à prova:

Os nove competidores foram divididos em três grupos por meio de sorteio. Ficou assim:

  • Grupo Branco: André Mombrine, Nico Minichillo e Flávio Dantas
  • Grupo Preto: Vitor Prando, Cláudia Rocha e Rapha Bremenkamp
  • Grupo Vermelho: Arthur Annor, Sérgio Farias e Ozeias Rossim

Cada trio ocupou uma bancada e começou a definir o que faria para mostrar os melhores sabores das entradas de um churrasco. Depois, os grupos tiveram um minuto para pegar os produtos necessários no mercado montado na área de prova pelo Supermercado Extrabom.

Foi dada uma hora para a realização da prova, e cada grupo definiu funções para os integrantes para ninguém, se atrasar..

Estrelas do episódio: coração, asinha e linguiça de frango

O franguinho faz o maior sucesso no churrasco, e a missão dos competidores foi inovar no preparo. Foram usados a asinha, o coração e a linguiça da Kifrango. E para deixar o sabor diferente e apurado, o segredo dos nossos assadores foi a marinada, aquele mix de temperos em que o frango fica mergulhado antes de ir para a brasa.

Nesse tipo de prova, a organização do grupo é fundamental: “A gente se dividiu bem antes de começar a prova. Cada um fez o que tinha mais experiência e habilidade e, assim, ninguém se embolou”, revelou o competidor Flávio Dantas.

Curiosidades dos preparos

O grupo Vermelho fez uma marinada com sabor oriental para o coraçãozinho. E o Branco fez uma apresentação diferente da coxinha do frango, o chamado pirulito, ou lollypop. “Colocamos na coxinha um mix de temperos secos e, ao longo do processo, acrescentamos um molho e também barbecue para dar um brilho”, disse o participante André Mombrine.

O grupo Preto fez um vinagrete diferente, usou até morango picadinho, e chamou de Vinagrete Tropical. E ainda inovou no tempero do coração, utilizando uísque. “A gente fez uma marinada com pimenta calabresa, alho, cebola e uísque para valorizar o coração. Quando vai para a grelha, o álcool evapora e fica o sabor amadeirado da bebida”, contou o assador Vitor Prando.

Já ficou com água na boca? As receitas estarão disponíveis na aba Receitas aqui no nosso site.

Desafio surpresa: fraldinha

Enquanto os competidores estavam concentrados no frango, vinagrete e farofa, apareceu um desafio surpresa: preparar uma fraldinha em 40 minutos.

Rapidamente, os assadores se organizaram para deixar tudo pronto ao mesmo tempo. O grupo Vermelho fez a fraldinha ao ponto para mal passada e preparou um molho de queijo para acompanhar. Já o Branco temperou a carne com alho e pouco sal, retirou pequenos pedaços da gordura, colocou no meio da carne e enrolou com cordão culinário para prender e assar por igual. O grupo Preto fez a fraldinha recheada com bacon e queijo, além de pimentão vermelho assado na brasa.

Hora de experimentar e avaliar

Os apresentadores Alessandro Eller e Edd Campos receberam um jurado convidado para essa prova, o supervisor de vendas da Kifrango, Edson MarcosOs três saborearam cada prato antes de revelar o grupo que se saiu melhor.

O primeiro lugar ficou com o grupo Vermelho, formado por Arthur, Sérgio e Ozeias. Os três ganharam 50 pontos. O segundo lugar foi para o grupo Branco, da André, Nico e Flávio. Eles receberam 30 pontos. E o terceiro lugar ficou com o grupo Preto, formado por Vitor, Cláudia e Rapha, que levaram 10 pontos.

O jurado convidado, Edson, se surpreendeu com o resultado. “Alguns dos nossos produtos já são temperados, e os competidores conseguiram agregar ainda mais sabor de um jeito diferenciado. Fiquei surpreso com o sabor e a criatividade.”

O mestre churrasqueiro Edd Campos foi só elogios aos competidores no primeiro episódio. “São pratos tradicionais, mas todos usaram formas diferentes de marinar. Os vinagretes também estavam especiais, com uso de frutas. O interessante é que o pessoal vai aproveitar para usar essas receitas nos churrascos em casa.”

O segundo episódio do Na Brasa vai ao ar no próximo sábado, dia 4 de fevereiro, às 14 horas. E durante a semana você confere bastidores e promoções pelo Instagram @rededesabores.

Confira algumas fotos do primeiro episódio.