Ateliês de Guarapari abrem as portas para o IV Circuito ArtES nesse fim de semana
Nessa quarta edição, o circuito inclui um mapa virtual que promete facilitar ainda mais o encontro com a arte capixaba.
O Circuito ArtES, um produto do Instituto Arte e Design do Espírito Santo (Iades) com apoio do Sebrae e da ArcelorMittal, está na quarta edição. Começa amanhã (24) e segue até domingo (26) com uma sequência de eventos paralelos. O objetivo é promover e divulgar a produção artística e cultural no Espírito Santo.
Neste ano, o evento mapeou 63 ateliês e galerias, 17 espaços culturais e mais de 100 artistas de cinco municípios diferentes do Estado. Com uma versão online em circuitoartes.iades.art.br, quem estiver interessado ou for admirador da arte poderá encontrar um mapa virtual com todos os participantes. “O mapa virtual irá tornar possível o maior alcance do público interessado. A localização e as informações sobre os diversos artistas inscritos se tornam mais acessíveis, fomentando, assim, o desenvolvimento cultural”, explicou Cristina Bastos, presidente do Iades e artista plástica representada pela galeria Via Thorey.
Duas das artistas aqui de Guarapari participam desde a primeira edição. A especialidade de Izabel Vidal é a escultura, já Bianca, prefere trabalhar com cerâmica. Umas das grandes obras de Izabel, projetada para um resort nas Três Praias, mede um quilômetro. Um trabalho em baixo relevo esculpido em blocos de granito que pesam uma tonelada cada um. Infelizmente, o resort não saiu do papel e a obra foi transportada para São Paulo, onde ganhou um novo lar. “Eu sou de Meaípe, já nasci vendo barco, concha, natureza, desde então sou apaixonada por arte. Me formei como professora de arte e continuei como artista plástica. A arte é um alimento da alma”, nos conta Izabel.
A filha, Bianca Vidal, nasceu nessa atmosfera. “Minha mãe era escultora e meu pai designer gráfico, a minha infância inteira foi dentro de um ateliê, a casa inteira era um ateliê. Eu não consigo me ver sem arte”, explica. Ele utiliza em alguns projetos a aplicação de “QR Codes”, através de uma técnica chamada “decalques vitrificáveis”. Através desses códigos, o público pode interagir com as obras de arte, acessando uma música, uma receita ou, até mesmo, obtendo informações de primeiros socorros em caso de acidente na cozinha.
A programação dos ateliês da família Vidal será a mesma, incluindo o lançamento do livro “Asas do Silêncio”, de Anne Mahin, no sábado, às 19h, além de demonstração de renda de bilro pelas rendeiras de Meaípe, no domingo, a partir das 15h.
Uma das artistas convidadas por Izabel Vidal e que aderiu ao projeto, é Drika Cypri, da Oficina Tangerina, localizada no centro de Guarapari. Nessa segunda participação, ela faz questão de abrir as portas do seu ateliê novamente. “Eu quis participar neste ano também para ficar marcado que a Oficina Tangerina é um espaço onde se pode encontrar arte, tanto para ver quanto para fazer”. Neste ano, Drika fará a exposição de uma coletânea de colagens, além de um movimento de grafite, no sábado e no domingo, em frente à oficina, realizado por Walisson dos Santos, o Wall.
Outra fera de Guarapari, que também participa desde a primeira edição, é Sirlane Fernandes. Ela já expôs até na Argentina e abrirá o ateliê, com agendamento prévio, para todos os interessados em conhecer e admirar o trabalho que faz. “Faço pinturas contemporâneas, batizadas por mim de versus-reversus, onde pinto os dois lados da tela e “artwear”, na qual transporto minhas criações para a seda”.
Serviço:
Ateliês Izabel e Bianca Vidal
Rua Isaltino Alves de Souza, 127, Meaípe
Horário: 14h às 18h
Telefones: (27) 99806-0214 e 99928-7007
Oficina Tangerina
Rua Horácio Santana, 366, Parque da Areia Preta
Horário: 13h às 19h
Telefone: (27) 99994-8533
Ateliê Sirlane Fernandes
Rodovia do Sol, Km 28 - Recanto da Sereia
Horário: por agendamento
Telefone: (27) 99955-6672