Entretenimento e Cultura

Belas canções e emoção marcam o Festival de Corais em Santa Maria de Marechal

A quarta edição do encontro contou com a participação de 13 corais da região serrana e da Grande Vitória e canções interpretadas em cinco idiomas

Corais Sagrada Família Bom Pastor e Santíssima Trindade


No último sábado (18) aconteceu a 4ª Edição do Festival de Corais de Santa Maria de Marechal, no Salão Comunitário, anexo à Igreja de São José. O Festival contou com a participação de 13 corais de municípios da Região Serrana e da Grande Vitória. Este ano, foram interpretadas músicas em cinco idiomas: Português, Italiano, Espanhol, Latim e Alemão.

Antes do início das apresentações,foi realizada a oração do Pai Nosso, com um pedido de Paz, que era o tema deste ano. Nesta edição, a música escolhida para a abertura foi a Ave Maria, interpretada em três idiomas: Alemão (com solo à capela de Ana Paula Mill, uma referência aos antepassados que colonizaram Santa Maria), em Latim (pelo Coral São José, anfitrião da festa, regido pelo maestro Max Carvalho) e em Português (pelo barítono Rafael Simas). Um enorme terço foi levado até o palco, por crianças da comunidade, para coroar a apresentação inicial.

Em seguida, subiu ao palco a Orquestra de Violões Bem Brasil, de Vitória, com 25 integrantes. Sob o comando do maestro Hugo Leonardo, o grupo tocou as canções “Yesterday”, “Hotel Califórnia”, “Michael Jackson ‘abrasileirado’” e “Saudade da Minha Terra”.

Logo após, o coral Infantil Santa Maria, regido pelo maestro Diego Bertoldi Valentim, interpretou as músicas “O Sol” e “É Preciso Saber Viver”, com participação de Douglas e Priscila. O coro é formado por 12 crianças e adolescentes da comunidade de Santa Maria de Marechal.

A terceira apresentação englobou os corais: Bom Pastor, Sagrada Família e Santíssima Trindade. Regidos pelo maestro Max Carvalho, os coros cantaram “Com’è Grande Il Mio Amore Per Te” (versão em Italiano de “Como é Grande o Meu Amor Por Você”), “L’Italiano”, e “Bella Ciao”, com a participação especial de Rafael Simas e da cantora lírica Carminha Coser.

O Coral do Tribunal de Contas, da capital capixaba, deu um show sob a batuta do maestro Cláudio Modesto. As canções interpretadas foram “Va Pensiero”, “Son Los Artistas Equilibristas” e “Bella Ciao”.

Logo depois, o italianíssimo Coral Più Bello, do distrito de Araguaya, em Marechal Floriano, coloriu e animou o festival. O coral também é regido pelo maestro Max Carvalho e teve como solista a graciosa Sandra Modolo nas canções ”O Sole Mio” e “Halleluja”. O Più Bello ainda interpretou “Parla Più Piano”.

O Coral da Amizade, de Cariacica, e o Coral Vozes da Alegria, de Vila Velha, foram comandados pelo maestro Giovani da Vitória. Eles apresentaram as canções “Além do Arco-Íris”, “Ave Maria” e “Trem Bala”.

O Coral Sant’Ana, da sede de Marechal Floriano, também regido por Max Carvalho, se apresentou em seguida. Os integrantes cantaram “Ninguém Te Ama Como Eu”, “Estás Entre Nós” e “Vou Cantar”.

Logo depois, o maestro Pablo Assunção entrou em cena com o Quinteto da Escola de Música Helena Gerardth Bricweed, de Domingos Martins. “Trenzinho Caipira”, “Vira Virou” e “Caçador de Mim” foram as canções escolhidas para o festival.

A nona apresentação da noite ficou por conta do Coral Santo Antônio, do distrito de Victor Hugo. Formado por 30 coristas e comandado pelo maestro Max Carvalho, o coro cantou a “Ave Maria” e “Dona Nobis Pacen”.

Encerrando o 4º Festival de Corais da Região Serrana, o Coral São José fez uma emocionante apresentação das canções “Tocando em Frente”, “Primavera” e “Amanhecer”. Sob o comando do maestro Max Carvalho, o coro foi aplaudido de pé. O encerramento teve a participação de integrantes dos grupos de Dança Alemã de Santa Maria de Marechal, que distribuíram rosas e balões brancos para o público durante as músicas.

Confira os registros dessa noite especial de música e emoção:
Coral São José



Coral do Tribunal de Contas do Espírito Santo
Corais Amizade e Vozes da Alegria


Orquestra de Violões
Coral Più Bello


Sobre o evento

O Festival de Corais da Região Serrana é uma realização do Coral São José, de Santa Maria de Marechal, e do professor Max Carvalho, com o apoio da Comunidade de São José.