Oktoberfest no Espírito Santo terá entrada gratuita em Vila Velha
Durante todos os dias do evento haverá apresentações e intervenções culturais típicas alemãs
Nos dias 19, 20 e 21 de outubro (de quinta-feira a sábado), será realizada a Oktoberfest no Espírito Santo com entrada gratuita e diversas atrações para todas as idades no parque da Prainha, em Vila Velha.
Durante todos os dias do evento haverá apresentações e intervenções culturais típicas alemãs. A expectativa é de que a Oktoberfest atraia cerca de 20 mil visitantes durante os três dias de festa.
“Temos um prazer muito grande em colaborar na realização desse evento que é replicado em várias cidades do Brasil e do mundo e que trará a Vila Velha um movimento significativo nos hotéis, nos setores comerciais de alimentação e turismo”, disse o secretário interino de Cultura, Luiz Felipe Faria de Azevedo.
História
A Oktoberfest foi criada pelo rei bávaro Ludwig I para celebrar seu casamento, em 1814. É um festival de cerveja que é celebrado em Munique, no estado da Baviera, sul da Alemanha, e disseminado por vários lugares do mundo.
No Brasil, o festival é mais famoso em Santa Catarina. Na Oktoberfest de Blumenau são consumidos cerca de 700 mil litros de cerveja. A Oktoberfest de Blumenau inclui grupos de dança (Tanzgruppe, em alemão) nacionais e internacionais e sociedades de tiro ao alvo (Schützenvereinen), sendo que estas têm suas raízes na Alemanha e contam com um histórico de mais de oitocentos anos. Também participam sociedades de canto e carros alegóricos. Sempre predominam os trajes típicos germânicos(Trachten), muito chope (Bier) e comida típica dos teuto-brasileiros (Deutschbrasilianer).
A Oktoberfest no Espírito Santo quer manter viva as tradições e a cultura original dos colonizadores alemães, seja na culinária ou na música, bebidas e danças típicas. O Espírito Santo é uma das maiores colônias alemãs no Brasil e no mundo.