Entretenimento e Cultura

Programação da Semana da Pátria em Guarapari começa nesse sábado (01)

A cidade foi a escolhida para receber o Desfile Cívico-Militar no dia 7 de setembro, além de outras atividades que fazem parte da programação.

Carolina Brasil

Redação Folha da Cidade
Registro do Desfile Cívico-Militar realizado em 2017. | Fotos: Divulgação/Gov. do ES

Nesta sexta-feira (31), acontece a abertura oficial da Semana da Pátria, às 15h, na Praça Costa Pereira, no centro de Vitória. Amanhã (01), dando continuidade às festividades, ocorrem os Jogos da Pátria, na Praia do Morro, com início às 8h30. Disputa de cabo de guerra, duatlo e pista de obstáculos estão entre as modalidades. Confira a programação completa:

31 de Agosto

Abertura Oficial da Semana da Pátria

Local: Praça Costa Pereira, Centro – Vitória.

Horário: 15h

Eventos: Programação com as bandas da PM, do Exército e da Marinha. Duelos de bandas militares, Apresentação do Coral da Legião da Boa Vontade e 2ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria com acendimento do fogo simbólico da semana da Pátria e corrida da Praça Costa Pereira até a Prainha com o fogo.

01 de Setembro

2º Jogos da Pátria

Local: Praia do Morro – Guarapari.

Horário: 08h30

Modalidades: Realização dos jogos da Pátria, com competição de cabo de guerra, duatlo e disputa em pista de obstáculos (atletas são das forças de segurança).

01 e 02 de Setembro

Exposição das Forças de Segurança

Locais:

Shopping Boulevard – Departamento de Operações Táticas/SEJUS

Shopping Mestre Álvaro – Polícia Militar

Shopping Montserrat – Polícia Militar

Shopping Moxuara – Corpo de Bombeiros

Shopping Vila Velha – Polícia Civil e Marinha do Brasil

Shopping Vitória – Exército Brasileiro

Evento: Exposição em shoppings da Região Metropolitana sobre as instituições de segurança. Mostrando os serviços, interagindo com a população, apresentando os equipamentos, viaturas e armamentos utilizados pelas forças de segurança.

02 de Setembro

2º Pedal da Independência

Local: Saída e chegada no Radium Hotel (Rua Simplício Rodrigues, nº 02) Centro – Guarapari.

Horário: 07h será a concentração, com saída às 08h

Evento: Passeio de bicicleta para levar a família, com atividades de valorização do meio ambiente. Inscrição: 2 kg de alimento. Os 500 (quinhentos) primeiros inscritos receberão camiseta do evento.

03 e 04 de Setembro

Visitação Cívica

Evento: Desenvolvimento de exercícios lúdicos de civismo e atividades patrióticas nas visitas às escolas municipais e instituições civis de Guarapari e a Legião da Boa Vontade, em Vitória.

Locais:

Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Rua Leblon, nº 474, Praia do Morro;

Sociedade Pestalozzi, Rua Sete, nº 1, Jardim Boa Vista;

EMEIEF Ana Rocha Lyra, Rua Lúcio Maia, nº 1, Muquiçaba;

EMPEF Escola João Lima da Conceição, BR 101 KM 328, Samambaia;

EMEIEF Escola Lúcia Sasso Bandeira, Rua Santa Elizabete, Lagoa Funda;

EMEIEF Zilnete Pereira Guimarães, Rua Veneza, nº 135, Praia do Morro.

04 de Setembro

Apresentação de Teatro, Dança e Música

Local: Escadaria São Diogo, Praça Costa Pereira, Centro de Vitória.

Horário: 19h

05 de Setembro

Concerto de Bandas

Local: Praça da Paz, Avenida Beira Mar, Praia do Morro, Guarapari.

Horário: 20h

E a programação segue até o dia 7 de setembro (sexta-feira), quando será realizado o Desfile Cívico-Militar em comemoração ao Dia da Independência do Brasil. “Neste dia, reafirmamos nossa singularidade e o que nos identifica como nação: O orgulho de ser Brasileiro”, afirmou o secretário-chefe da Casa Militar, coronel Daltro Ferrari.

07 de Setembro

Desfile Cívico da Pátria

Local: Próximo à Praça da Paz, Avenida Beira Mar, Praia do Morro, Guarapari.

Horário: 8h – Chegada do Governador e depois apresentação dos grupamentos de segurança pública, entidades civis, entre outros.

09h – Início do Desfile Cívico.

Destacamento do Desfile

Neste ano o destacamento do desfile está subdividido em quatro grupamentos, com um total aproximado de 3.250 componentes. O desfile ainda contará com 70 viaturas e 30 motos policiais, 10 carros de combate a incêndio, 5 aeronaves, além de 40 veículos antigos, 60 motos e, também, o regimento montado e o canil da Polícia Militar.

A abertura do desfile se dará com o Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (Notaer), o clube de motos Harley-Davidson, o clube de carros antigos e grupo de Boinas Azuis e seus Ex-combatentes. Dará início à caminhada dos grupamentos as Forças Militares Federal, composto pela Escola de Aprendizes de Marinheiros (EAMES), Capitania dos Portos e pelo 38º Batalhão de Infantaria – Batalhão Tibúrcio. Em seguida, no segundo grupamento, que é formado pelos órgãos de Segurança Pública e Justiça, haverá Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo, Departamento de Operações Táticas da Sejus e Guarda Municipal de Vila Velha.

Logo depois a Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG), Clube de Escoteiros do Brasil do ES, e os grupos de Guarapari, formados pela loja Maçônica “Retidão e Justiça”, Rotary Club, Lions Clube, Clube de Desbravadores, Sociedade Pestalozzi e a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) farão parte do terceiro grupamento, que é das instituições civis.

Por último, a apresentação será do quarto grupamento de tradições e valores municipais, com a presença das Prefeituras Municipais das seguintes cidades: Alfredo Chaves, Aracruz, Atílio Vivácqua, Domingos Martins, Guarapari, Governador Lindenberg, Iconha, Itapemirim, Marataízes, Mimoso do Sul, Muqui, Piúma, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, São Gabriel da Palha e Viana.

* Com informações da Secretaria de Estado de Segurança Pública

Pontos moeda