Entretenimento e Cultura

XXIX Pommerfest é cultura neste final de semana em Melgaço

Serão três dias de festa pomerana com atrações de quebra de loucas, casamento pomerano, concurso dos bonecos e eleição da rainha e princesas

Vencedora do Concurso Boneca 2017


A XXIX Pommerfest em Melgaco, já é um dos eventos mais esperados de Domingos Martins voltado para as tradições do povo pomerano. De sexta (31/8) a domingo (2/9) a Associação de Moradores, Produtores e Amigos de Melgaço promove a festa que homenageia os imigrantes pomeranos que se estabeleceram na região. Serão três dias de festa com desfile cultural, bandas, construção de casa de estuque, culto da Igreja luterana, concurso de bonecos, crianças com trajes tradicionais, eleição da rainha e princesas e baile de concertina.

Vencedor do Concurso Boneco 2017

O casamento pomerano será um dos pontos altos da festa, incluindo a quebra de louças. A cerimônia deste casamento retrata os enlaces de antigamente, que começavam na sexta-feira e terminavam no domingo. Dentre as tradições do casamento pomerano está o uso de vestido preto pela noiva, em sinal de luto. Também faz parte da cerimônia o ritual do quebra-louças, feito na véspera do casamento, onde os convidados dançam sobre louças quebradas para garantir segurança e espantar maus espíritos.

Sobre os imigrantes pomeranos

Os pomeranos vieram da Pomerânia, região que ficava entre o norte da Alemanha Ocidental e a Polônia. Os pomeranos do Espírito Santo chegaram a Melgaço entre 1857 e 1873 e ainda hoje conservam como língua oficial o pomerano. Na comunidade ainda se pode observar a originalidade de parte da tradição que existia na Pomerânia quanto a religião, costumes e construção de casas com portas e janelas azuis e paredes brancas, as cores da Pomerânia. (Fonte Portal Brasil-Alemanha. (www.brasilalemanha.com.br)

Pontos moeda