Entretenimento e Cultura

R.E.M. lança versão de 'E-bow The Letter' com a participação de Thom Yorke

O R.E.M. disponibilizou na quinta-feira, 27, a versão de E-bow The Letter com a participação de Thom Yorke, do Radiohead, gravada em 2004 na igreja St. James, em Londres. A faixa faz parte da caixa R.E.M. at the BBC, que será lançada no dia 19 de outubro, e percorre 30 anos de carreira dos americanos antes de encerrar as atividades em 2011. A banda já divulgou outras três músicas que estarão presentes no projeto: Losing My Religion, Radio Free Europe e Orange Crush.

E-bow The Letter, do disco New Adventures In Hi-Fi, tem originalmente a voz de Patti Smith, mas a gravação de 2004 não foi a primeira em que Yorke substituiu a poetisa do punk. A relação entre as duas bandas remonta o ano de 1995, quando o Radiohead abriu shows na Europa e EUA da turnê do álbum Monster. Quando Adam Yauch, do Beastie Boys, chamou R.E.M. e Radiohead para a terceira edição do festival Tibetan Freedom Concert, em 1998, as duas bandas combinaram de trocar de vocalistas para uma música. Yorke cantaria Be Mine com o R.E.M e Stipe assumiria os vocais em Lucky na apresentação do Radiohead.

A colaboração, entretanto, foi ampliada após uma tempestade impedir o voo de Patti Smith de Nova York para Washington, onde aconteceu o festival. O temporal também interrompeu o primeiro dia do evento. Vários artistas tiveram que cancelar as suas apresentações e tantos outros foram espremidos no segundo dia, gerando um dos line-ups mais bonitos da história. Pulp, Sonic Youth, Red Hot Chilli Peppers, que voltava a tocar com John Frusciante, Radiohead e R.E.M. foram sanduichados como podiam entre as atrações que já tocariam na tarde de domingo(Pearl Jam, A Tribe Called Quest e Beastie Boys entre elas), 14 de junho de 1998.