Organização da 1ª 10k de Vitória justifica problemas em postos de hidratação

A organização da 1ª 10k de Vitória justificou, nesta segunda-feira (04), a falta de água para os atletas durante a realização da prova na manhã deste domingo (03) na orla da praia de Camburi. De acordo com o responsável pela organização do evento, Enício Pereira, um dos parceiros teria comunicado na sexta-feira, dois dias antes da prova, que o fornecimento de água não seria feito. “A Secretaria de Estado de Esportes cancelou o fornecimento de água às 15h45 de sexta-feira, devido a um problema na documentação da federação”, explicou Pereira.

A parceria previa a doação de 100 caixas de água com 4.8 mil copinhos para os três postos de hidratação previstos no regulamento da competição. No entanto, os atletas inscritos verificaram a presença de apenas um posto, localizado a 2,5 km do local de largada, com poucas unidades de copos de água.

Procurada pelo blog Corrida de Rua, a Secretaria de Estado de Esportes informou que os organizadores da corrida entraram em contato com o órgão na semana do evento. Mesmo com a exigência de que a parceria deveria ser feita 15 dias antes da prova, o secretário autorizou o apoio e determinou uma espécie de força-tarefa para cumprir o fornecimento de água aos atletas. No entanto, a Federação de Atletismo não apresentou a documentação necessária em tempo hábil para a formalização da parceria.

Enício Pereira diz que fez um esforço de última hora para evitar os problemas na hidratação dos atletas, mas não foi suficiente. “Procurei água de vários fornecedores, mas não foi suficiente. Comprei 36 caixas de água antes da prova e, durante a realização da prova, providenciei nos quiosques da praia mais 15 caixas”, ressaltou.

De acordo com Enício, a falta do tapete com sensores de cronometragem que deveria estar localizado no portão da Vale, trecho onde os atletas completaram os cinco quilômetros e retornaram para o local de largada, também foi causada por uma quebra de contrato com parceiros.

Um atleta passou mal e precisou ser socorrido pela ambulância de apoio da prova. Crispim Pimenta teve convulsões, segundos antes de cruzar a linha de chegada. No entanto, a organização da prova não atribuiu a ocorrência à falta de hidratação. “Ele passou mal devido ao ritmo intenso de treinamentos e não por causa da falta de água. Ele correu uma prova no interior de Minas e estava se recuperando ainda do ritmo intenso de treinamentos”, avaliou.

Mesmo com a série de problemas de infraestrutura, o organizador avaliou que não seria o caso de adiar a prova e prevê a realização de uma nova edição. “Pedi forças ao Estado inteiro para não atrapalhar a vida dos atletas já inscritos, mas não consegui o apoio necessário. Temos outras provas no Brasil que são excepcionais e queremos trazer esse mesmo padrão para que seja sucesso no Espírito Santo, mas com uma nova direção e novas parcerias. Infelizmente esbarramos nesse período de transição do poder público”, disse Enício.

A 1ª 10k de Vitória teve a participação de 564 corredores inscritos e foi realizada durante a manhã de forte calor na Praia de Camburi.

Os primeiros colocados nas categorias Geral Feminino e Masculino foram:

Feminino:

1 – Kleidiane Barbosa Jardim – 00:37:10
2 – Zilá Martins Amaral – 00:38:56
3 – Selma Cândida dos Reis – 00:38:59
4 – Aparecida dos Santos – 00:42:04
5 – Marcia Casa Grande Matos – 00:42:23

Masculino:

1 – João Marcos Fonseca – 00:30:36
2 – Marcelo José da Silva – 00:30:44
3 – Francisco Ribamar – 00:31:03
4 – Jonilson Pinto Prates – 00:31:25
5 – Rafael Tobias Rodrigues – 00:32:08

Para conferir o resultado, clique aqui!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *