Carlos Gusmão vai representar o Espírito Santo na Ultramaratona Spartathlon na Grécia

Carlos GusmaoO ultramaratonista capixaba Carlos Gusmão acaba de ser aceito para mais um grande desafio: a Spartathlon, corrida de 236 km, com largada na cidade de Athenas e chegada em Sparta. O seleto grupo de corredores precisa vencer trechos de montanhas e vales no percurso feito pelo mensageiro ateniense Pheidippides, em 490 a.C., para pedir ajuda contra os persas na Batalha de Maratona.

“Estou muito feliz por mais essa conquista. Poder correr no berço do Atletismo, para mim, é o maior prêmio que poderia ter recebido como corredor, técnico e amante da corrida. Somente 300 atletas terão a oportunidade de correr na Spartathlon, prova que acontece há 32 anos”, comemora Gusmão.

Desde a criação da Spartathlon, somente sete brasileiros conseguiram completar a prova e, há quatro anos, nenhum atleta que representou o Brasil conseguiu finalizá-la.

A edição 2014 da Spartathlon será nos dias 26 e 27 de setembro. Serão 236 km com limite de término em 36 horas. E a corrida do maratonista capixaba já começa em junho. “Agora tenho que correr contra o tempo para levantar os recursos necessários para conseguir estar presente na linha de largada. Gostaria de agradecer as empresas que me apoiaram e me patrocinaram para conseguir chegar até aqui: Apoio Andaimes, Richwood, MHP e Nutricenter, Academia Gymclub e Vila do Açaí”, ressalta Gusmão.

spartathlon-start

Spartathlon

A Spartathlon é realizada desde 1983, sempre com a participação de 350 atletas, mas em média somente 35% desse total conseguem chegar até o final. No percurso, a cada 5 quilômetros, postos de apoio são instalados para dar suporte aos atletas, que têm acesso a alimentação, água e atendimento médico. A primeira etapa da prova é fundamental para a continuidade na prova, pois os atletas têm 10 horas para concluir um percurso de 80 quilômetros. Os ultramaratonistas que não conseguem cumprir a meta estão automaticamente eliminados.

2 Replies to “Carlos Gusmão vai representar o Espírito Santo na Ultramaratona Spartathlon na Grécia

  1. Carlos, parabéns.

    Saúde, Harmonia e Vibração !

    Marcus Alexandre
    Atleta / Guarapari E.S.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *