Ebola preocupa organizadores da Maratona de Nova York e corredores africanos são vetados

Foto: Courtesy of NYC Marathon
Foto: Courtesy of NYC Marathon

Preocupados com a disseminação do vírus Ebola nos Estados Unidos e cientes de que 40% dos 50 mil participantes da Maratona de Nova York são de outros países, os organizadores da prova determinaram que a corrida, que será realizada no dia 02 de novembro, não contará com corredores africanos vindos da Libéria, Serra Leoa ou Guiné. Nem competidores profissionais nem amadores – ou mesmo voluntários internacionais – serão dessas nações da África Ocidental.

Na última quinta-feira (23) um médico que recentemente voltou para Nova York após tratar pacientes com ebola na África Ocidental foi diagnosticado com a doença. Craig Spencer, de 33 anos, trabalha para a organização Médicos Sem Fronteiras (MSF) e é a quarta pessoa diagnosticada com ebola nos Estados Unidos. Ele foi levado às pressas ao Hospital Bellevue, em Manhattan, após sentir febre e sintomas gastrointestinais. Spencer está em quarentena, internado num quarto especialmente desenhado para controlar a propagação do vírus.

Os organizadores da maratona, segundo declaração do porta-voz da corrida Chris Weiller, estão “monitorando cuidadosamente as atualizações do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) e do Departamento de Saúde de Nova York. A proteção e a segurança de nossos corredores, espectadores, voluntários e funcionários são sempre nossa maior prioridade”, afirmou Weiller.

No início desta semana, a preocupação chegou até a Liga Nacional de Futebol Americano (NFL), que colocou suas equipes de funcionários, médicos e jogadores em alerta e distribuiu um boletim informativo com informações básicas sobre o vírus Ebola. Os Giants, por exemplo, jogam em Dallas, onde duas enfermeiras teriam contraído a doença após o tratamento de um homem na Libéria.

Prefeito diz que situação está sob controle

O prefeito de Nova York, Bill de Blasio, e o governador do estado, Andrew Cuomo, fizeram um apelo para que os nova-iorquinos não fiquem alarmados com a confirmação do primeiro caso de ebola na cidade. “Queremos afirmar desde o início que não existe razão para que os nova-iorquinos fiquem preocupados. Quem não foi exposto ao vírus não está, de forma alguma, correndo qualquer risco”, disse De Blasio durante coletiva de imprensa na noite de quinta-feira.

Foto: Steven Byles| Flickr
Foto: Steven Byles| Flickr

Prova terá participação da tenista Caroline Wozniacki

A tenista dinamarquesa Caroline Wozniacki, ex-líder do ranking da WTA, dará um tempo nas raquetes para correr pelas ruas da cidade norte-americana. Campeã do Torneio de Istambul no dia 20 de julho, Wozniacki, de 24 anos, soma 22 títulos na sua carreira e foi a número 1 do mundo por 67 semanas, em 2010 e 2011. Agora, a 13ª colocada no ranking vai participar da primeira maratona da sua carreira.

“Eu mal posso esperar para trocar a minha raquete de tênis por um par de tênis e participar da Maratona de Nova York”, disse. “Eu cresci em uma família onde os esportes são uma grande parte de nossas vidas, e aprendi desde cedo a importância de ser ativo”, completou a tenista.

Enquanto Wozniacki estará misturada aos corredores anônimos na Maratona de Nova York, Meb Keflezighi vai compor o pelotão de elite da prova. O veterano atleta, de 39 anos, também teve a sua presença confirmada na tradicional corrida.

Meb Keflezighi competirá embalado pela vitória na Maratona de Boston em abril. Em 2009, ele se tornou o primeiro corredor norte-americano a ganhar a Maratona de Nova York desde o triunfo de Alberto Salazar em 1982. Desde então, nenhum competidor dos Estados Unidos venceu a prova. Agora, no dia 02 de novembro, o medalhista de bronze na maratona da Olimpíada de 2004, tentará repetir o feito de cinco anos atrás.

Foto: Courtesy of NYC Marathon
Foto: Courtesy of NYC Marathon

A maratona

A tradicional maratona de Nova York sempre acontece no primeiro domingo do mês de novembro. Com a participação de mais de 50 mil corredores de todo o mundo, um dos maiores eventos esportivos de Nova York, atrai mais de dois milhões de espectadores na metrópole americana.

Para participar da maratona, os participantes enfrentam um desafio antes de percorrer os seus 42 km de percurso. Os interessados precisam ser sorteados ou correr por uma entidade filantrópica. Se você se inscrever por três vezes e não for sorteado, poderá participar automaticamente na quarta vez.

Para os nova-iorquinos, é ainda mais difícil conseguir participar. Eles precisam correr nove maratonas organizadas pela NYRR para poder se qualificar. Aqueles que não se qualificarem, podem tentar a sorte no sistema de sorteio.

Desde 1970, a maratona de Nova York é organizada anualmente. Infelizmente, a maratona de 2012 foi cancelada em decorrência aos danos causados pelo furacão Sandy, que atingiu a costa leste dos Estados Unidos na semana anterior à maratona. Com informações do site VisiteNovaYork.com.br.

Foto: Courtesy of NYC Marathon
Foto: Courtesy of NYC Marathon

Percurso passa por cinco bairros de NY

O percurso inicial da maratona em seus primeiros anos consistia em voltas em torno do Central Park. Hoje o percurso passa por todos os cinco bairros de Nova York. Ele começa em Staten Island, pouco antes da Ponte Verrazano-Narrows, que leva os corredores até o Brooklyn. Nos primeiros minutos da prova, a ponte fica coberta por uma multidão de atletas criando um espetáculo visual bastante associado ao evento.

Após descerem da ponte, os corredores entram no Brooklyn por onde correm cerca de 18 km, passando por Bay Ridge, Sunset Park, Park Slope, Bedford-Stuyvesant, Williamsburg e Greenpoint. Com então 21 km percorridos desde a largada, cruzam a Pulaski Bridge, que marca a metade da maratona e a entrada de Long Island City, no Queens. Depois de correr cerda de 4 km neste bairro, os atletas cruzam o East River na Queensboro Bridge e entram em Manhattan.

Na marca dos 28 km, o percurso cruza a Primeira Avenida para o norte e entra no Bronx por uma milha, retornando a Manhattan pela Madison Avenue Bridge. Daí se dirige ao sul cruzando o Harlem, entra na Quinta Avenida e no Central Park. Na parte sul do parque, saem novamente dele e atravessam a Central Park South, uma grande rua que ladeia o lado sul do parque e onde milhares de espectadores se aglomeram para torcer e incentivar os atletas durante os últimos 1600 metros. Em Columbus Circle o percurso reentra no parque e termina depois de uma reta dentro, em frente à Tavern on the Green. Com informações da Wikipédia.

One Reply to “Ebola preocupa organizadores da Maratona de Nova York e corredores africanos são vetados”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *