Ultramaratonista capixaba convida: junte os amigos, corra até o Hemoes e torne-se doador de medula óssea!

Reportagem: Breno Ribeiro

Com o objetivo de salvar vidas, o ultramaratonista capixaba Marcos Ladislau pretende mobilizar esportistas de todo o Espírito Santo para a realização da 4ª edição de um treino que incentiva o cadastro de doadores de medula óssea, na manhã do próximo sábado (02), em Vitória.

O evento conta com a participação de esportistas em geral e, principalmente, pessoas de bom coração que se tornem voluntários. A “corrida pela vida” como Marcos costuma chamar, tem início às 7h, no Píer de Iemanjá, em Camburi, com destino final ao Centro de Hemoterapia e Hematologia do Estado do Espírito Santo (Hemoes), em Maruípe.

Ladislau espera que a 4ª edição da corrida, que possui 4 quilômetros, reúna um número expressivo de participantes, e convida as pessoas para irem correndo, pedalando, cavalgando ou como quiserem. Para ele, o importante é se cadastrar. O voluntário que levar o maior número de pessoas ganhará um litro de açaí, ao final do evento. De acordo com Marcos, a mobilização tem uma boa parceria com o Hemoes. Um retrato disso foi a 3ª edição da iniciativa, que reuniu mais de 100 pessoas no estacionamento do Shopping Vitória para um treino em que representantes do Hemoes compareceram ao local.

O ultramaratonista revela que o estopim da iniciativa foi de uma grande amiga dele, chamada Elaine Mattos. “A Elaine tem leucemia e foi por ela que comecei essa mobilização. Tenho um carinho muito especial por ela e vi a batalha que ela trava em busca de um doador compatível. Tive outro amigo que descobriu a doença bem no início e conseguiu se salvar, esses, dentre outros fatores, me motivam a prosseguir com a iniciativa”, fala Marcos.

Desta vez, porém, a corrida tem como foco principal a esposa de Fabrício Perovano, também maratonista e amigo de Marcos. Maria Izabel Tannure Perovano contraiu a doença e trava uma constante batalha contra o câncer. “É muito difícil conviver com essa doença. Quando nos deparamos com esse ato de extrema humanidade, liderado pelo Marcos, é magnífico. Enxergo como uma demonstração de cuidado genuíno. Através dessa iniciativa, não só minha esposa, mas várias outras pessoas serão beneficiadas”, revela Fabricio Perovano.

Para participar não tem mistério, basta comparecer ao local de partida: o Píer de Iemanjá, na Praia de Camburi.

Abrace essa causa e conheça o Projeto Pró-Medula!
Pró-Medula é um projeto formado por um grupo de pessoas que se uniram com a finalidade de orientar a população sobre a importância de se tornar um doador de medula óssea. Em três anos de atuação, o grupo consegue observar o aumento expressivo na identificação de doadores compatíveis, assim como, o aumento significativo do número de novos cadastros. O Pró-Medula realiza oficinas educativas em empresas públicas e privadas, instituições de ensino e igrejas, além de iniciar o atendimento médico hematológico, de rastreio e apoio psicológico.

Passo-a-passo para você se tornar um doador:

 Procure o hemocentro e agende uma consulta de esclarecimento ou palestra sobre doação de medula óssea.

 O voluntário à doação irá assinar um termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE), e preencher uma ficha com informações pessoais. Será retirada uma pequena quantidade de sangue (10ml) do candidato a doador. É necessário apresentar o documento de identidade.

 O seu sangue será analisado por exame de histocompatibilidade (HLA), um teste de laboratório para identificar suas características genéticas que vão ser cruzadas com os dados de pacientes que necessitam de transplantes para determinar a compatibilidade.

 Os seus dados pessoais e o tipo de HLA serão incluídos no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME).

 Quando houver um paciente com possível compatibilidade, você será consultado para decidir quanto à doação. Por este motivo, é necessário manter os dados sempre atualizados.

 Para seguir com o processo de doação serão necessários outros exames para confirmar a compatibilidade e uma avaliação clínica de saúde.

 Somente após todas estas etapas concluídas o doador poderá ser considerado apto e realizar a doação.

Fonte: REDOME.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *