#valecorrer e conhecer! 10 dicas de percursos de treinos para a Corrida Vale

Às margens da Baía de Vitória, no meio da mata atlântica, respirando ar puro em uma reserva ambiental, vendo grandes navios ou trens que deixam o Espírito Santo, passando por alguns dos principais pontos turísticos da capital capixaba. O Blog Corrida de Rua convida você a fazer um dos 10 percursos de treinos para a Corrida Vale que começam ou terminam em um dos ativos socioambientais mantidos pela mineradora no Espírito Santo.

Depois de suar a camisa, dá para tomar um delicioso café no Museu Vale, fazer um piquenique com a família no Parque Botânico, descansar e recuperar as energias na Reserva Natural Vale, agendar uma visita ao Complexo Tubarão ou ainda programar, na Estação Pedro Nolasco, uma viagem de trem cheia de conforto e lindas paisagens entre Vitória e Minas Gerais.

Confira as dicas de treinos que valem correr e conhecer e não deixe de registrar a sua visita e compartilhar as fotos nas redes sociais usando a hashtag #valeconhecer.

mapsDo Parque da Pedra da Cebola até o Parque Botânico da Vale (percurso de aproximadamente 5.5km) – Após sair do Parque Pedra da Cebola, acesse a rua João Batista Celestino, passando pelas avenidas Carlos Gomes de Sá, Rosendo Serapião de Souza, Adalberto Simão Nader, até alcançar a Dante Michelini, na orla de Camburi, até a altura da Praça Coronel Leôncio Vieira Rezende. Em seguida, corra pela ruas Dr. João Batista Miranda Amaral, pelas avenidas Manoel Nunes do Amaral Pereira e Osvaldo Bastos de Souza Freitas até chegar na Boulevard Antilhas, que dá acesso ao Parque Botânico da Vale.

mapsDo Píer de Iemanjá até a entrada da Vale (percurso de aproximadamente 5.8km) – Percorrendo toda a extensão da orla da Praia de Camburi até a entrada do Complexo de Tubarão.

mapsDa Ilha da Fumaça, na Avenida Beira-Mar, até o Museu Vale (aproximadamente 6km) – Percorrendo toda a extensão da avenida Beira-Mar, passando pelo Porto de Vitória, na frente do Palácio Anchieta, pelo Mercado da Vila Rubim, pela Cinco Pontes, até chegar ao Museu.

mapsDo Shopping Vitória até o Museu (percurso de aproximadamente 8.5km) Passando por debaixo da Terceira Ponte, pela Praça do Papa, até alcançar a avenida Beira-Mar, no Centro de Vitória. Passando pela frente da sede do Governo do Estado, o Palácio Anchieta, pelo Porto de Vitória, pelo Mercado da Vila Rubim, pela Cinco Pontes, até chegar ao Museu.

mapsDo Museu da Vale até o Píer de Iemanjá, em Camburi (percurso de aproximadamente 10km) Passando pelas Cinco Pontes, Mercado da Vila Rubim, Porto de Vitória, na frente do Palácio Anchieta, avenida Beira-Mar, pela Praça do Papa, debaixo da Terceira Ponte, pelo Shopping Vitória, praia da Curva da Jurema, Praça dos Desejos, Praça dos Namorados, Ponte de Camburi até chegar ao Píer de Iemanjá!

mapsDa Estação Pedro Nolasco até o Píer de Iemanjá (percurso de aproximadamente 10km) – Ao sair da frente da estação, siga pela BR 262, acessando a avenida Mario Gurgel, no sentido São Torquato, passando por debaixo da Segunda Ponte. Vire à esquerda na Rua Francisco Lacerda de Aguiar, que dará acesso até a Cinco Pontes. Passe pelo Mercado da Vila Rubim, pela frente do Palácio Anchieta, Porto de Vitória, avenida Beira-Mar, Praça do Papa, por debaixo da Terceira Ponte, Shopping Vitória, Curva da Jurema, Praça dos Desejos, Praça dos Namorados, Ponte de Camburi até chegar ao Píer de Iemanjá.

mapsDa Praça do Papa até o Parque Botânico da Vale (percurso de aproximadamente 9km) – Seguir pela avenida Nossa Senhora dos Navegantes, passando por debaixo da Terceira Ponte, até alcançar a avenida Americo Buaiz, em frente ao Shopping Vitória, pela praia da Curva da Jurema, pelas praças dos Desejos, dos Namorados, pela Ponte de Camburi, percorrendo toda a orla de Camburi, passando pelas ruas do bairro Jardim Camburi até chegar ao Parque Botânico da Vale.

mapsDo Museu da Vale até a entrada da Vale (percurso de aproximadamente 16km) – Passando pelas Cinco Pontes, Mercado da Vila Rubim, Palácio Anchieta, Porto de Vitória, avenida Beira-Mar, praça do Papa, debaixo da Terceira Ponte, Shopping Vitória, Curva da Jurema, Praça dos Desejos, Praça dos Namorados, Ponte de Camburi, pela orla da praia de Camburi, até a entrada da Vale.

mapsDo Porto de Vitória até a entrada do Complexo de Tubarão (percurso de aproximadamente 12km) – Largando da frente da sede do Governo do Espírito Santo, o Palácio Anchieta, passando pela calçada dos armazéns portuários, no Centro de Vitória, percorrendo toda a extensão da avenida Beira-Mar, pela Praça do Papa, por debaixo da Terceira Ponte, na frente do Shopping Vitória, pela praia da Curva da Jurema, pelas praças dos Desejos e dos Namorados, passando por cima da Ponte de Camburi, por toda a extensão da orla da praia de Camburi, até a entrada da Vale.

mapsReserva Natural Vale (Percurso livre desde 5km a 21km) Para quem estiver afim de fazer um bate-volta até Linhares, no norte do Estado, uma boa opção é aproveitar as trilhas da reserva com opções de percurso livre para todos os tipos de corredores. O local tem ao todo 23 mil hectares e é um dos últimos grandes remanescentes da Floresta de Tabuleiro, uma das formações florestais mais ameaçadas do Bioma Mata Atlântica.

INSCRIÇÕES ABERTAS (2)Ainda não se inscreveu na Corrida Vale? A 6ª edição da Corrida Vale será no dia 4 de dezembro, em Vitória. E os corredores que não garantiram sua vaga, ainda podem se inscrever e convidar amigos para correrem juntos, pelo site www.klesportes.com.br! IMPORTANTE: Apenas os inscritos, portando o número de peito, terão acesso à àrea de largada da prova. Portanto, não será permitida a participação de corredores na chamada “pipoca”.

Conheça as atrações dos ativos Vale que fazem parte dos percursos de treinos sugeridos!

Museu Vale – Localizado às margens da Baía de Vitória, rende fotos lindas depois do treino! O Museu Vale fica na antiga Estação Pedro Nolasco e funciona desde 1998. Desde a sua abertura, ele contribui para o desenvolvimento e fortalecimento da identidade cultural capixaba.

Museu Vale
Divulgação: Vale

– O Museu possui a maior maquete ferroviária da América Latina;
– Na exposição fixa, você pode conhecer e ver de perto alguns instrumentos e peças da instalação original da Estrada de Ferro Vitória a Minas (a ferrovia da Vale);
– Também tem uma locomotiva do século XIX totalmente preservada e que é um ótimo cenário para belas fotos;
– Além das exposições históricas, é possível apreciar obras de renomados artistas contemporâneos;
– O Museu foi reconhecido recentemente pelo TripAdvisor como um dos principais pontos turísticos do nosso estado.

Conheça o museu! 

Parque Botânico Vale – Fica em Jardim Camburi e tem lazer para adultos e crianças. O Parque tem 11 anos e nesse período recebeu a visita de mais de 1,5 milhão de pessoas. Lá, você vai encontrar:

parque botanico vale
Divulgação: Vale

– Mais de 100 espécies diferentes de pássaros da Mata Atlântica;
– Trilhas ecológicas;
– Vagão do Conhecimento. Esse é um espaço de leitura e também é onde fica a primeira audioteca do nosso estado;
– Um Orquidário com 350 espécies de orquídeas;
– O Jardim Sensorial, uma estrutura natural que estimula os cinco sentidos.

Conheça o Parque! 

Complexo de Tubarão – A entrada da Vale, uma das maiores empresas do Espírito Santo, está localizada na avenida Dante Micheline, número 5500, no final da orla da praia de Camburi, em Vitória. Maior produtor de pelotas do mundo, o Complexo de Tubarão ocupa uma área física de 14 mil km2. Por lá estão instalados o maior pátio ferroviário da América Latina e oito usinas de pelotização da empresa, que juntas produzem mais de 20 milhões de toneladas por ano. Além das unidades operacionais, o Complexo conta com um prédio administrativo, oito refeitórios, agências bancárias e posto dos Correios.

Vitória, Espírito Santo (ES), Brasil, 18/09/2012 - Complexo Portuário de Tubarão - vista aérea do Terminal Marítimo e das usinas de pelotização. Foto: Tadeu Bianconi / Mosaico Imagem
Vitória, Espírito Santo (ES), Brasil, 18/09/2012 – Complexo Portuário de Tubarão – vista aérea do Terminal Marítimo e das usinas de pelotização. Foto: Tadeu Bianconi / Mosaico Imagem

É possível conhecer tudo isso de perto através de um programa de visitas oferecido pela empresa. Para agendar um horário, acesse!

Estação Pedro Nolasco – A Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) opera o único trem de passageiros diário no Brasil que liga duas regiões metropolitanas: Cariacica (ES) e Belo Horizonte (MG). É da Estação Pedro Nolasco, em Jardim América que às 7h, um trem parte, da região metropolitana de Vitória, Espírito Santo, e chega a Belo Horizonte, Minas Gerais, por volta de 20h10; no sentido inverso, um trem parte da capital mineira às 7h30 e encerra a viagem às 20h30. Há também um trem adicional que faz o percurso entre Itabira e Nova Era, ambas em Minas Gerais.

4151078-estacao-pedro-nolasco

Você sabia que o Trem de Passageiros da Vale é o único trem diário de longa distância do Brasil? Veja outras curiosidades!

– O Trem passa por cerca de 51 localidades entre o Espírito Santo e Minas Gerais;
– Todos os novos vagões são climatizados e muito confortáveis;
– São servidas cerca de 200 refeições por dia no Trem de Passageiros;
– Aproximadamente 2600 pessoas viajam todos os dias no Trem da Vale.

Saiba mais sobre o Trem de Passageiros!

Reserva Natural Vale – Protege e preserva 23 mil hectares da Mata Atlântica, em Linhares. Lá, além de estar mais perto da natureza e apreciar as suas belezas, você pode se hospedar e aproveitar a tranquilidade para fugir da rotina. Olha só algumas curiosidades:

Reserva Natural Valea

– A área do parque tem 230 km2;
– Na Reserva, existem mais de 2800 espécies de vegetais, 179 tipos de aranhas, 27 espécies de peixes, 56 de anfíbios, 64 répteis diferentes, 102 espécies de mamíferos e 390 de aves;
– Lá também há uma estrutura completa para receber você e outros visitantes, com hotel, restaurante e área de lazer;
– Um dos maiores viveiros de mudas do Brasil fica na Reserva Natural Vale;
– Observadores de aves de todo o mundo visitam a Reserva durante o ano.

Conheça a Reserva!

logomarca corrida vale6ª Corrida Vale
Data: 04 de dezembro
Local: Complexo de Tubarão, em Vitória
Percursos: 5km e 10km
Mais informações

One Reply to “#valecorrer e conhecer! 10 dicas de percursos de treinos para a Corrida Vale”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *