Dicas da Nutri que Corre: alimentos liofilizados. O que é isso?!

Se você está em uma fase de treinos intensos e nos preparativos para ultramaratonas (provas com formato de 6 e 8 horas) é necessário se alimentar de forma correta, porém, muitas vezes as prescrições não saem do papel por ser de um grau de dificuldade, pois saiba que a alimentação condizente a esses grandes desgastes físicos faz-se imprescindível, tanto para o bom desempenho esportivo, como, sobretudo, para os cuidados com a saúde.

Para manter a energia sempre em dia, uma opção surge nos cardápios de dietas: as comidas liofilizadas. 

O que são? Alimentos desidratados, altamente nutritivos, como as frutas, por exemplo, e de fácil consumo, eles acompanham perfeitamente o metabolismo atlético. Os alimentos liofilizados têm uma forma de conservação onde concentra muito bem a energia do alimento. É uma boa opção para treinos e esportes mais longos, por ser prático o seu transporte e não precisar refrigerar.

A liofilização dos alimentos envolve dois métodos: congelamento e secagem. O controle de umidade é realizado pelo processo de sublimação. A água das células passa diretamente do estado sólido para o gasoso. Por isso, são indicados para produtos que tenham elementos sensíveis ao calor, como proteínas e vitaminas, pois conservam as propriedades nutritivas. A liofilização funciona para qualquer alimento que tenha uma estrutura química ideal para congelar e que depois que esse gelo seja sublimado, não altere as suas características sensoriais. Por isso se estende aos alimentos como arroz e feijão e não apenas para as frutas.

Vale a pena:

  • Os alimentos liofilizados não utilizam conservantes ou produtos químicos.
  • Podem ser realizado em hortaliças (verduras, legumes, batata), frutas, cereais, leguminosas (feijão) e proteínas (carne, frango e peixe).
  • Eles mantêm os nutrientes, a cor, o sabor e a forma dos alimentos;
  • Podem ser conservados em temperatura ambiente sem necessidade de refrigeração;
  • Redução do peso e do volume dos alimentos, tornando mais fácil o armazenamento e o transporte;
  • As refeições completas, como por exemplo, picadinho com arroz e feijão, estrogonofe de frango com arroz e batata ou almôndega com macarrão, fornecem bom aporte proteico, carboidratos e gordura, conseguindo atender às recomendações nutricionais do atleta.
  • A falta principalmente de grandes refeições salgadas e nutritivas (reposição de energia, ricas em carboidratos e proteínas) tornou o consumo da refeição liofilizada um grande diferencial para melhora do desempenho esportiva. Geralmente a alimentação se baseava em reposições doces e purês pela praticidade, porém hoje com esses alimentos, podemos fazer a reposição ideal das perdas nutricionais e agregar sabor aos alimentos.

Desvantagem:

Alimentos que ainda estão se destacando no mercado, hoje se encontra em poucas marcas e variedades e sabores, porém podemos encontrar em sites apropriados. O preço ainda fica um pouquinho salgado em relação aos outros alimentos, mesmo assim vale a pena investir.

Nos vemos na pista!!
Bons treinos!
Bianca Passos


Bianca Passos Nutricionista Dicas da Nutri que CorreA seção “Dicas da Nutri que Corre” é publicada às terças-feiras. Bianca Passos é graduada pela Faculdade Salesiana e pós-graduada em Nutrição Clínica, Funcional e Estética pela Faculdade Salesiana. Participou das maratonas do Rio, do Espírito Santo, Uphill, Buenos Aires, Desafio do Pateta na Disney (21k e 42km), além de duas ultramaratonas – Desafio da Promessa e Desafio Vitória- Anchieta – com 65km.

Bianca PassosBianca Passos
Nutricionista Clínica, funcional e estética, Personal Diet
CRN-4: 12101198
Telefones: 3345-6500|99829-2117

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *