Copa Brasil de Cross Country será uma festa do atletismo em Serra

Com participantes federados e não federados, a Copa Brasil Loterias Caixa de Cross Country, marcada para domingo (13/3), no município de Serra, será uma grande festa do atletismo. Afinal, a competição reunirá 511 atletas, da categoria Sub-12 até o adulto, num percurso a ser montado no Condomínio Alphaville Jacuhy, na Rodovia do Contorno, km 278 (BR 101).

O evento terá transmissão ao vivo pelo Facebook e YouTube da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

Os atletas federados, que se classificaram nas etapas regionais disputadas no dia 20 de fevereiro, lutarão pela qualificação para os Campeonatos Sul-Americano e Pan-Americano, nas categorias adulto, sub-20 e sub-18. As competições que serão realizadas no dia 27 de março, também em Serra.

As etapas regionais reuniram 515 atletas nas cidades de Castanhal (PA), Petrolina (PE), Bonito (MS), Poços de Caldas (MG) e Timbó (SC). Do total, 107 – 54 mulheres e 55 homens – estão inscritos para as provas de domingo, a partir das 7 horas. Eles representarão 50 clubes de 17 Estados e do Distrito Federal.

Entre os avulsos, não federados, destaque para os 6 km adulto, que reunirão 194 corredores (124 homens e 70 mulheres). Nos 500 m sub-12, serão 88 participantes, nos 1.500 m sub-14 serão 71 e nos 2 km sub-16, 56 inscritos.

“Estamos muito felizes com o número de participantes. Este é um projeto piloto, com a união de vários perfis de atletas, reunindo crianças, jovens, adultos e pessoal de elite, fazendo uma grande ação de fomento do cross”, comentou Cláudio Castilho, diretor executivo da CBAt.

“Acho que vai ser uma convivência importante, pais incentivando filhos, filhos incentivando pais, com a possibilidade de ver seus ídolos e todos poderem ver a atuação de um atleta de elite, preparado e treinado para alto rendimento. Será um momento rico, de muita troca e espero que caia no gosto dos participantes”, acrescentou.

Cláudio Castilho lembra que praticamente 70% dos Estados do Brasil estarão representados na competição. “Isso é inédito, uma nova maneira de incentivar o cross. A regionalização e a democratização do esporte será importante para o seu crescimento”, completou Cláudio Castilho.

Os atletas avulsos deverão entregar 1 kg de alimento não-perecível, a título de inscrição, quando da retirada do número de peito da competição. Os outros participantes do evento também são convidados a fazer a doação. O total arrecadado será destinado para a Casa de Repouso Clério Carvalho, que fica na Rua Castanheira, 156, em Balneário de Carapebus, em Serra.

O programa é o seguinte:

7:00 – 6 km masculino/feminino – avulso
8:15 – 10 km feminino – adulto
9:10 – 10 km masculino – adulto
10:00 – Cerimônia de Abertura
10:30 – 500 m masculino – sub-12*
10:50 – 8 km masculino – sub-20
11:30 – 6 km feminino – sub-20
12:10 – 2 km masculino/feminino – sub-16 *
12:40 – 1,5 km masculino/feminino – sub-14 *
13:00 – 6 km masculino – sub-18
13:30 – 4 km feminino – sub-18

Atletas do festival infantil

No ano passado, no Parque Cemucam, em Cotia (SP), Justino Pedro da Silva e Núbia de Oliveira Silva (ambos atletas da APA-Petrolina-PE) venceram a categoria adulta da competição, realizada no dia 19 de dezembro. Justino e Núbia completaram os 10 km em 32:54 e 40:09, respectivamente.

Para o Pan-Americano e Sul-Americano de Cross, a CBAt já recebeu a pré-inscrição de atletas do Canadá, Chile, Peru, Colômbia, Venezuela, México, Paraguai e Uruguai.

Gilberto Lopes tenta o sétimo título

Gilberto, campeão de 2019 (Wagner Carmo/CBAt)

O mineiro Gilberto Silvestre Lopes (ABDA-SP) tentará o sétimo título da categoria adulta da Copa Brasil Loterias Caixa de Cross Country, que será disputada neste domingo (13/3), a partir das 7 horas, na cidade de Serra, no Espírito Santo. Será mais um desafio em sua vitoriosa carreira. A competição terá transmissão a vivo pelo facebook e YouTube da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

Gilberto ganhou os títulos das edições de 2013, em Rio Claro (SP); de 2015, 2016, 2017, 2019, em São Paulo; e de 2018, em Bragança Paulista (SP). Não participou em 2014, em Timbó (SC), e de 2021 em Cotia (SP), ficando em terceiro lugar em 2020, em Serra. “Estou bem fisicamente, melhor do que estava na etapa regional de Poços de Caldas”, lembrou, referindo-se à prova de qualificação realizada no dia 20 de fevereiro na Região Sudeste, quando terminou em terceiro lugar. “Espero fazer um bom resultado e brigar pelo título. No final de maio, vou correr uma maratona e depois focar no Troféu Brasil.”

Gilberto, à direita, vence em 2018 (Wagner Carmo/CBAt)

Desde o ano passado, quando passou três meses em treinamento no Canadá, Gilberto, de 32 anos, é treinado por Gary Westgate. “Disputei algumas provas e conheci o trabalho do meu treinador. Foi um aprendizado muito grande”, afirmou. O atleta nascido – e que ainda treina – em São Miguel da Anta (MG) disputou o Nacional Canadense de Cross Country de 2021, em Ottawa, sob um frio de -15 graus. “Abandonei a competição na última volta porque não suportei a temperatura e a neve.”

Gilberto ficou os três meses em Toronto, onde fez muitas amizades. “Alguns amigos meus vão participar do Campeonato Pan-Americano de Cross, marcado para o dia 27 de março, também em Serra. Eles estão ansiosos para conhecer o Brasil. Falei que a temperatura esperada é de cerca de 35 graus e eles não acreditaram”, lembrou o corredor.

A competição definirá a seleção brasileira para a disputa dos Campeonatos Pan-Americanos e Sul-Americanos de Cross, marcados para o dia 27. Estarão qualificados os seis primeiros colocados de cada categoria e gênero, entre os federados. As provas, tanto da Copa Brasil como as competições internacionais, serão realizadas em um percurso de 2 km a ser montado no Condomínio Alphaville Jacuhy, que fica na Rodovia do Contorno, km 278 (BR 101).

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *