Tudo pronto para a Rio do Rastro Marathon na serra catarinense

Saulo Arruda (Foto: Marcelino Felipe da Cruz/Foco Radical)

Uma prova, quatro modalidades e três cidades. Orleans, Lauro Müller e Bom Jardim da Serra se unem na Rio do Rastro Marathon. Nos dias 14 e 15 de maio, as paisagens espetaculares da região vão ser apreciadas por 1.500 atletas de uma maneira diferente.

Eles vão participar dos 12km, 25km e 42km de corrida e 40km de ciclismo. Os desafios começam no centro dos municípios do sul do estado e terminam no mirante da Serra do Rio do Rastro.

Essa é a 2ª edição da Rio do Rastro Marathon, organizada pela Corre Brasil e o Mountain Do, as duas maiores organizadoras de corrida do Sul do Brasil. A prova entrou no calendário dos atletas logo na primeira edição, com participantes de 17 estados. Esse ano, são 21 estados, com corredores e ciclistas, principalmente, de Santa Catarina (43%), Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Além de ser uma das provas mais desafiadoras do Brasil, a região com um todo atrai os atletas. Tanto é, que muitos viajam com a família para aproveitar o pós-prova e conhecer as cidades próximas, muito conhecidas pelas belezas naturais e pelo frio intenso durante o inverno.

“A Rio do Rastro Marathon, é um evento de extrema importância não só para Orleans, mas para toda a região das Encostas da Serra Catarinense. Projeta a cidade com potencial natural e histórico-cultural, no cenário nacional e internacional, e movimenta a economia regional nos setores da gastronomia e de toda a rede hoteleira, gerando impulso das atividades turísticas”, comenta o diretor de Turismo de Orleans, Leomar Brugnara.

A MARATONA DE ESTRADA MAIS DIFÍCIL DO BRASIL

Alan Frank (Foto: Foco Radical)

Alan Frank, volta à Serra para tentar o bicampeonato. Na primeira edição correu os 42km em 3h09m55s e depois de 12 maratonas, carimbou no currículo de atleta a primeira vitória e na mais difícil maratona de estrada do Brasil.

“Mesmo sendo campeão, fiquei com a sensação de poder fazer um pouco melhor. Mas eu acredito que esse ano tenham mais atletas lutando pela ponta. A Rio do Rastro Marathon me ensinou que posso ser mais forte que imaginava.”

O atleta de Curitiba também fez o melhor tempo no último trecho da prova, no Desafio 7K da Santa: 44 minutos, e levou dois troféus pra casa.

Atleta Julia Sette (Arquivo pessoal)

A carioca Julia Sette vai encarar pela sexta vez uma maratona, mas a expectativa para essa é diferente de todas as outras. Será a primeira em montanha. “Esse, com certeza, será o meu maior desafio até hoje. Sou fã de treinos em subidas e sempre quis correr uma maratona com muita elevação. A Rio do Rastro Marathon vai realizar esse meu sonho ‘louco’. Estou muito ansiosa e animada para o dia 15 de maio.”

Saulo Arruda (Foto: José Carlos de Medeiros/Foco Radical)

Saulo Arruda, atleta de Belo Horizonte, entende muito bem essa ansiedade de enfrentar a Serra do Rio do Rastro. Em outubro, fez os 42km e esse ano vai repetir o percurso. Mas desta vez, o ultramaratonista não vai ficar de olho no relógio para fechar a prova. Saulo escolheu correr e conhecer as histórias de quem se desafiará serra acima. “Eu vou fazer a cobertura dos 25km no sábado e no domingo, vou fazer a prova e ao mesmo tempo interagir com os atletas que estarão correndo. No ano passado, mostrei a minha maratona e o vídeo teve muitas visualizações. Foi muito legal”.

O proprietário da SA Run Assessoria Esportiva, já fez várias provas pelo Brasil e em terrenos variados, e sabe que subir a Serra com dicas preciosas faz bastante diferença, principalmente nos momentos em que as pernas já estão cansadas.

Saulo Arruda (Foto: Marcelino Felipe da Cruz/Foco Radical)

“Use a gravidade ao seu favor. Corra com uma tendência de queda pra frente. Mas essa inclinação não é da cintura pra cima, e sim do tronco pra baixo. Essa tendência para frente de queda, vai facilitar que você se projete pra frente”. Aumente a sua cadência, dê passadas mais curtinhas, isso torna a corrida mais leve. Se quiser aumentar a sua velocidade, aumente a frequência, e não o tamanho da passada. Eleve mais o joelho, assim a sua corrida fica mais aérea. Você dá um tempo maior de descanso para a sua panturrilha e o seu tendão, que são os mais exigidos. Afinal, naturalmente na subida, nós corremos mais com a frente do pé. E quando você estiver mais cansado deixe o calcanhar encostar mais o chão, assim, de novo, você aumenta o tempo de descanso da panturrilha e do tendão.”

Numa prova com a Rio do Rastro Marathon com 2.560m de altimetria, é muito comum ver os atletas caminhando ao invés de correr, e essa caminhada na prova também tem técnica. “Antes de você estar plenamente cansado de correr, faça caminhadas o mais rápido que você puder. Pra isso, treine o gesto da caminhada na subida em esteira, durante dez minutos, pelo menos uma vez por semana, assim você vai estar com o corpo e a mente acostumados com essa postura”, completa Saulo.

Mais informações, percursos e kits da prova: www.riodorastromarathon.com.br

Vídeo da 1ª edição: https://www.youtube.com/watch?v=4-mtoaOvrog&feature=youtu.be

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *