Corrida Correndo Para Vencer promove a transformação social

A corrida como instrumento de transformação social. Esse é um dos objetivos da Corrida Correndo para Vencer 2023, a ser realizada pela Vara de Execuções Penais de Vila Velha no dia 26 de março, no Parque da Prainha.

Com percursos de 5 e 10km, além de caminhada de 3km, a largada está marcada a partir das 7 horas. A partir das 9 horas, também haverá uma corridinha kids.

As inscrições estão abertas no site da Resultado Final, que organiza a prova.

Há opções de kit completo e básico.

Entrega de kit: no Shopping Vila Velha

LOJA MOVE ON ESPORTE -Av. Luciano das Neves, 2418 – Centro, Vila Velha – ES
​-Dia 24/03/2023, das 13h às 18h
-Dia 25/06/2023, das 13h às 18h

Projeto

O projeto “Correndo para Vencer”, da Vara de Execuções Penais de Vila Velha, surgiu em 2020. Detentos da Penitenciária Semiaberta de Vila Velha (PSVV), Casa de Custódia de Vila Velha (Cascuvv) e Centro Prisional Feminino de Cariacica (CPFC) já participaram das atividades, que preparam internas e internos no sistema prisional para corridas de rua.

A juíza Patrícia Faroni, titular da Vara de Execuções Penais de Vila Velha e idealizadora do projeto, explica que os detentos que participam do Correndo para Vencer já estão na fase final do cumprimento da pena, ou seja, em regime semiaberto, e apresentam bom comportamento.

A magistrada destaca a importância do programa para o processo de ressocialização:

“É um projeto transformador, uma vez que o esporte traz muitos benefícios para o corpo e para mente, mas o principal benefício do Correndo para Vencer é a transformação do indivíduo e a inclusão social. Ao participar dos treinos, das corridas de rua, eles se sentem reconhecidos, o que faz com que se vejam como os demais grupos da sociedade. Isso promove a inclusão e a reinserção social”, ressalta a juíza, que participa ativamente dos treinos e corridas com o grupo.

O preparo físico é fundamental para que todos estejam aptos para as corridas de rua. Voluntários formados em educação física orientam os participantes de forma periódica, em treinos realizados três vezes por semana, com duração de uma hora. Para fornecer condições adequadas de treinamento, o projeto conta com doações de itens esportivos, como roupas, tênis, garrafas de água, entre outros.

Colaboração: Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *