Tocha Olímpica passa pela Serra e segue para o interior do Estado
O símbolo olímpico chegou ao ES na última segunda-feira (16). A primeira recepção foi em Cachoeiro de Itapemirim. Em seguida Guarapari, Vila Velha e Vitória
A Tocha Olímpica passou pelo município da Serra na manhã desta quarta-feira (18). O revezamento começou por volta das 7 horas em frente ao Edifício Essencial, na Avenida Eudes Scherrer de Souza, em Laranjeiras. Foram 15 condutores que participaram.
O símbolo olímpico chegou ao Espírito Santo na última segunda-feira (16). A primeira recepção foi em Cachoeiro de Itapemirim. No dia seguinte ela seguiu para Guarapari. Mesmo com atraso na Cidade Saúde, ela conseguiu chegar no horário em Vila Velha. De lá ela seguiu pelo mar até Vitória, onde permaneceu até o final do dia.
Confira a galeria de fotos da passagem da Tocha Olímpica!
O próximo município a receber a Tocha Olímpica, depois de ter passado pela Serra, é Aracruz. No local, 18 condutores serão responsáveis em levar o fogo olímpico. Em seguida ela irá para Colatina e percorrerá 5,5 km, começando na Avenida Beira Rio até a Praça do Sol Poente, com retorno pela Avenida Getúlio Vargas. A tocha passa ainda pela Ponte Florentino Ávidos e segue para o Bairro São Silvano, finalizando o trajeto na pracinha da Igreja Matriz por volta das 13 horas.
Depois de Colatina, a Tocha passará por Linhares. O trajeto da cidade se inicia em torno das 15 horas, próximo a Praça Bittencourt, na Avenida Felipe Calmon, e percorre dezenas de ruas da cidade, passando pela Praça 22 de Agosto e Avenida Presidente Getúlio Vargas, com final na Avenida Argenio Garcia Duarte, próximo ao Fórum.
Logo depois ela se despedirá do Estado passando por São Mateus. Lá o trajeto será no balneário de Guriri, na Avenida Guriri. Segue de carro para a cidade e retoma o trajeto a pé, na Praça Amélia Boroto, depois continua até o Sitio Histórico de São Mateus. Após percorrer o centro da cidade, o comboio segue até o palco montado em frente à Igreja Velha, onde acontecerão shows, encerrando a participação capixaba do tour. A tocha pernoita na cidade e, pela manhã, segue para o estado da Bahia.
#TochaRio2016
As 83 cidades de pernoite incluem as 26 capitais estaduais, além do Distrito Federal. Além do carregador, o revezamento envolve todo um comboio de veículos, que deve passar por cerca de 500 cidades: 300 receberão o revezamento propriamente dito e outras 200 assistirão à passagem do comboio com a chama exposta. Durante a passagem da tocha olímpica, vias serão bloqueadas, e medidas de segurança estão previstas pelo Comitê Olímpico Internacional (COI).
Todo o percurso foi montado sob a premissa do maior número possível de pessoas impactadas, dentro do período pré-estabelecido para a duração total do revezamento. A estimativa do Comitê Rio 2016, somando a população de todos os pontos de passagem da tocha, é que 90% dos brasileiros acompanhem o revezamento.
Serão 12 mil condutores, cada um percorrendo cerca de 200 metros com sua tocha (o que é passado de uma para outra é a chama Olímpica, a mesma acesa ainda na Grécia). Serão 20 mil quilômetros por estradas e ruas brasileiras e mais 10 mil milhas aéreas em trechos das Regiões Norte e Centro-Oeste, entre Teresina e Campo Grande – sem que o fogo se apague.
A viagem começou no último dia 3, em Brasília, e se encerrará no dia 5 de agosto de 2016, quando o último condutor da Tocha acenderá a Pira Olímpica durante a Cerimônia de Abertura dos Jogos, no Estádio do Maracanã.
A Tocha Rio 2016 é feita de alumínio reciclado, cheia de cores, dando referência às belezas culturais e naturais do País. O amarelo vai representar o sol e o ouro; o verde, as montanhas, morros e vales; o azul, os mares e os rios. A tocha ainda remete ao tradicional e famoso calçadão de Copacabana.