Esportes

Técnico Jorge Jesus troca Benfica pelo Sporting e vira 'Jorge Judas'

Redação Folha Vitória

Lisboa - Nunca foi fácil lidar com Jorge Jesus. Dez vezes campeão pelo Benfica, o treinador mais vitorioso do clube "encarnado" era odiado pelos rivais, que muitas vezes não se sentiam constrangidos em ofender Jesus por nomes impronunciáveis em um país tão católico quanto Portugal. Agora, entretanto, são os torcedores do Benfica que estão irritadíssimos.

Nesta sexta-feira, o Sporting confirmou o que a imprensa portuguesa tratava como favas contadas desde quarta-feira à noite: Jorge Jesus deixou o Benfica, pelo qual conquistou 10 títulos, para acertar com o arquirrival Sporting, tornando-se o primeiro a fazer tal troca. Especula-se que seu salário anual seja elevado de 4 para 6 milhões de euros.

Não demorou para que Jorge Jesus recebesse um novo apelido, nada carinhoso, nas redes sociais: Jorge Judas, numa lógica referência bíblica. Não à toa, o traidor "Judas" passou as últimas horas como um dos termos mais comentados no Twitter em Portugal e na Europa.

A contratação foi anunciada pelo Sporting nesta sexta-feira, um dia depois de o clube alviverde demitir seu antigo treinador, Marco Silva, e o Benfica confirmar que Jesus havia recusado a proposta de renovação.

"Iniciou-se hoje (sexta) um novo ciclo na vida do Sporting. Foram estes dois anos que permitiram o reequilíbrio financeiro do clube. Foi isso que possibilitou que estejamos aptos para aumentar o investimento na nossa equipe de futebol com recursos financeiros próprios. Repito: recursos financeiros próprios", referiu Bruno de Carvalho, presidente do Sporting.

Ele enfatizou que o clube investe seus próprios recursos para negar a informação que corre pela imprensa portuguesa de que investidores de Guiné Equatorial e de Angola teriam injetado milhões de euros no clube, assim como teria feito o governo de Guiné Equatorial com a campeã Beija Flor no Carnaval do Rio.

Amado pelos torcedores do Benfica e odiado pelos rivais, Jorge Jesus estava desde 2009 no Estádio da Luz. Ajudou a levar o clube à final da Liga Europa de 2012/2013 (encerrando um jejum de 23 anos sem finais continentais) e faturou três títulos do Campeonato Português, cinco da Taça da Liga e um da Taça de Portugal.

Sem vencer o Campeonato Português desde 2002, o Sporting ficou de lado na polarização entre Benfica e Porto. A equipe encerrou um jejum de sete anos sem títulos vencendo a Taça de Portugal no último fim de semana.