Esportes

Flamengo tenta feito inédito e Cruzeiro quer confirmar vaga no Mineirão

Em 123 anos de história, nas oito vezes em que saiu derrotado em casa na primeira partida, sempre acabou eliminado

Redação Folha Vitória

O Flamengo entra em campo nesta quarta-feira contra o Cruzeiro, pela segunda partida das oitavas de final da Copa Libertadores, no Mineirão, para tentar um feito inédito: conseguir reverter a derrota em casa por 2 a 0 no primeiro jogo e se classificar para a fase seguinte. Em 123 anos de história, nas oito vezes em que saiu derrotado em casa na primeira partida, sempre acabou eliminado. O rubro-negro precisa ganhar por 2 a 0 para levar o jogo para os pênaltis, ou vencer por qualquer outro resultado, por pelo menos dois gols de diferença, para se classificar sem a necessidade de pênaltis. A partida começa às 21h45.

O Flamengo terá o reforço de Lucas Paquetá, que cumpriu suspensão automática no jogo de ida, no Maracanã. "Conhecemos bem o Cruzeiro, que também nos conhece bem. Vamos ter o Paquetá para esse jogo, que é um ganho importante, pela relevância que ele tem para a equipe", afirmou o técnico Maurício Barbieri.

"Temos condições de criar essas chances contra o Cruzeiro. Temos que tirá-los da zona de conforto, mesmo em casa. Sabemos que temos um placar adverso para resolver. Antes de pensar no gol, temos que criar chances, trabalhar bola, conseguir espaços e aproveitar. Tenho certeza de que vamos ter chances. Queremos sair com a classificação", completou o técnico.

Ao chegar em Belo Horizonte, o meia Diego disse que o Flamengo criou uma estratégia para tentar a virada: "Temos que criar dificuldades com movimentação. Enfim, fazer aquilo que sabemos que pode dar certo. Temos uma estratégia montada e vamos tentar colocar em prática", afirmou.

Everton Ribeiro também deu sua receita: "Não dar espaços para o contra-ataque deles, que é forte. Temos que jogar com intensidade", afirmou. Para Réver, a ansiedade precisa ser controlada: "Essa ansiedade de sair para buscar o gol não pode nos atrapalhar. Temos 90, 95 minutos para buscar o resultado, e esperamos conseguir."

Em boa situação, o time mineiro treinou com portões fechados na terça-feira, mantendo o mistério sobre a escalação. Na lateral-direita, Edilson pode voltar ao time após se recuperar de uma edema na coxa direita, ou Lucas Romero será mantido? No ataque, Raniel e Barcos brigam por uma vaga.

Para o zagueiro Dedé, o Cruzeiro deve jogar como se não tivesse vantagem: "Da mesma forma que a gente entrou no Maracanã, a gente tem que entrar para este jogo. Está 2 a 0 para a gente, mas no começo, vamos entrar como se tivesse 0 a 0. Vamos trabalhar bastante, ter inteligência para o jogo. É um jogo de pouquíssimos erros, temos que fazer o máximo possível para não ter nenhum tipo de erro", afirmou.

Pontos moeda