Esportes

Murray sofre, mas conta com desistência de rival para vencer em estreia na China

Sem jogar desde quando foi eliminado na segunda rodada do US Open, no mês passado, o britânico Andy Murray sofreu em sua volta às quadras nesta terça

Redação Folha Vitória

Sem jogar desde quando foi eliminado na segunda rodada do US Open, no mês passado, em Nova York, o britânico Andy Murray sofreu em sua volta às quadras nesta terça-feira, mas contou com a desistência do chinês Zhizhen Zhang no terceiro set para estrear com vitória no Torneio de Shenzhen, ATP 250 realizado em quadras duras, na China.

Ex-número 1 do mundo e hoje apenas o 311º tenista do ranking, o escocês só teve o seu triunfo garantido diante do 340º da ATP após 2h23min de confronto. O azarão da casa abandonou a partida, por motivo de lesão, quando perdia a terceira parcial por 4/2.

Antes disso, Murray venceu o primeiro set por 6/3, mas foi surpreendido em seguida ao cair por 7/6, com 7/3 no tie-break, na segunda parcial. Pressionado pelo jovem de 21 anos, o britânico enfrentou dez break points, sendo que salvou oito deles. E o veterano de 31 anos também aproveitou quatro das nove oportunidades que teve de quebrar o saque do asiático.

Com a vitória suada em um duelo entre dois tenistas que receberam convite da organização para jogar em Shenzhen, Murray se credenciou como o adversário de estreia do belga David Goffin, cabeça de chave número 1 da competição e atual 11º colocado do ranking. Por possuir este status, o jogador da Bélgica abrirá campanha direto na segunda rodada. Goffin também defende a condição de atual campeão do torneio chinês.

Em seu jogo anterior no circuito profissional, no qual pouco vem conseguindo atuar por causa de uma lesão recorrente no quadril que o prejudica desde 2017, Murray foi derrotado por Fernando Verdasco na segunda fase do US Open. E hoje o tenista espanhol confirmou a sua condição de quinto cabeça de chave na estreia em Shenzhen ao superar o taiwanês Jason Jung por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/2. O próximo rival de Verdasco será Taro Daniel, que ganhou de virada o duelo japonês que travou com Tatsuma Ito por 2 sets a 1, com parciais de 2/6, 7/5 e 7/6 (7/5).

Outro tenista que confirmou favoritismo na estreia como cabeça de chave foi o canadense Denis Shapovalov. Sexto pré-classificado, ele passou pelo bielo-russo Ilya Ivashka, também por 2 sets a 1, com 7/5, 2/6 e 6/3. O australiano Alex De Minaur, sétimo cabeça, foi mais um a abrir campanha com vitória em Shenzhen ao arrasar o japonês Yuichi Sugita por 6/3 e 6/0.

TORNEIO DE CHENGDU - Se os principais jogadores que foram para a quadra confirmaram favoritismo em Shenzhen em suas estreias nesta terça-feira, o francês Gael Monfils decepcionou ao cair já na primeira rodada do Torneio de Chengdu, outro ATP 250 chinês disputado em quadras duras.

Quinto pré-classificado e atual 38º colocado da ATP, ele foi derrotado pelo sul-africano Lloyd Harris, 129º do ranking, que despachou o favorito ao vencer por 2 sets a 1, de virada, com parciais de 3/6, 6/2 e 6/1. Assim, avançou para encarar na segunda rodada o australiano Bernard Tomic.

Já o belga Ruben Bemelmans se credenciou para ser o primeiro rival do italiano Fabio Fognini, cabeça de chave número 1, ao contar com a desistência do alemão Mischa Zverev quando vencia o segundo set por 2/0, após ter liquidado a primeira parcial em 6/1. Outro único cabeça de chave que foi para a quadra nesta terça em Chengdu, o australiano Matthew Ebden confirmou a condição de sexto favorito ao bater o russo Evgeny Donskoy por 6/3 e 6/4.