Esportes

Medina estreia com vitória na França e Filipinho supera repescagem

O campeão mundial de 2014 soma 45.685 pontos, contra 49.785 do atual líder do campeonato

Redação Folha Vitória

Em uma briga direta pelo título da temporada 2018 do Circuito Mundial de Surfe, os brasileiros Gabriel Medina e Filipe Toledo se destacaram no primeiro dia de ações nas ondas de Soorts-Hossegor, na etapa da França. Medina, que está em segundo lugar no campeonato, começou melhor ao vencer a bateria da primeira fase. Filipinho precisou passar pela repescagem.

A janela da etapa abriu no dia 3, mas os surfistas só puderam ir para a água nesta terça-feira, em razão da falta de ondas nos dias anteriores. E Medina, atual campeão da etapa francesa, não decepcionou ao anotar 11,93, superando o compatriota Tomas Hermes (11,26) e o australiano Ryan Callinan (10,33).

Medina tenta aproveitar a intimidade com as águas francesas, onde já venceu por três vezes, para desbancar Filipinho da liderança do ranking da temporada. O campeão mundial de 2014 soma 45.685 pontos, contra 49.785 do atual líder do campeonato. Cada vitória em etapa rende 10 mil pontos para o vencedor.

Enquanto Medina avançava com tranquilidade, Filipinho sofria em sua primeira bateria. Ele foi batido pelo australiano Connor O'Leary por 10,17 a 9,10. Ambos superaram o local Jorgann Couzinet, com 4,00. Com o revés, o brasileiro precisou passar pela repescagem, quando voltou a vencer o surfista francês, desta vez por 15,84 a 7,77.

Além de Medina, outros dois brasileiros avançaram direto na primeira fase: Ítalo Ferreira e Adriano de Souza, o Mineirinho. Ítalo anotou 13,40, contra 10,70 do compatriota Yago Dora e 4,57 do havaiano Keanu Asing. Mineirinho, por sua vez, obteve 13,50 ao bater o compatriota Miguel Pupo (8,50) e o australiano Wade Carmichael (8,00).

Já os demais brasileiros terão que disputar a repescagem: Wiggolly Dantas, Willian Cardoso, Miguel Pupo, Ian Gouveia, Jessé Mendes, Michael Rodrigues, Tomas Hermes e Yago Dora. Eles devem ir para a água somente nesta quarta, depois que o dia foi encerrado logo após a segunda bateria da repescagem.