Gente de Atitude: “A perda do cabelo pode ser superada. Eu sou Bem Bonita”

2Outubro Rosa. Mulheres do Brasil inteiro estão sendo alertadas sobre os riscos de desenvolverem o câncer de mama – tipo mais frequente no mundo e que corresponde a 22% dos casos novos a cada ano.

A paranaense Francieli Karini Borges Maia (foto), 33 anos, veio para o Espírito Santo trabalhar em uma organização missionária em Vila Velha e hoje passa por esse drama.

“Em novembro do ano passado fui a uma consulta de rotina com minha ginecologista e ela pediu a ultrassom da mama. Fiz o exame e em fevereiro apareceram dois nódulos. Foi necessário fazer a biópsia, o resultado saiu em abril e era câncer. Fiz a mastectomia radical da mama esquerda e depois de um mês iniciei a quimioterapia. Após as sessões da quimioterapia mais pesadas, agora faço a semanal e iniciarei a radioterapia. O tratamento vai até dezembro e depois tenho mais cinco anos de tratamento oral”, disse.

Nesse período de descoberta e tratamento de uma doença tão silenciosa, Francieli lembra que a perda do cabelo é uma das situações mais difíceis de lidar porque afeta diretamente a auto-estima de uma mulher.

“Por isso procuro sempre me maquiar e andar como me sinto bem, por vezes uso lenço, peruca, ou fico careca mesmo – me faz sentir segura e certa de que estou batalhando com garra para conquistar a cura. Confio em Deus e no tratamento para não desanimar”.

Existem campanhas que motivam as mulheres a se cuidarem e usarem lenços nessa fase de tratamento, mas Francieli está lançando a campanha “Bem Bonita” incentivando mulheres a deixarem o acessório de lado e se sentirem maravilhosas mesmo sem os cabelos. “Estamos incentivando as mulheres a saírem de casa sem usar o lenço na cabeça. Não é uma experiência fácil, mas é marcante e encorajador, aumenta a determinação”, falou.

A campanha será lançada nas redes sociais (Instagram, Twitter, Facebook) com mensagens inspiradoras, depoimento da Francieli, dados estatísticos, informações sobre a prevenção, dicas de maquiagem e o desafio de outras mulheres enviarem fotos delas no seu cotidiano, bem bonitas e sem usar o lenço na cabeça. O e-mail para o recebimento de fotos é: [email protected]

Terço dos Homens completa 3 anos

O aniversário de três anos do Terço dos Homens da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro da Praia da Costa, Vila Velha, serão comemorados no próximo domingo (5) com Missa de Ação de Graça celebrada pelo padre Anderson a partir das 19h30. Na segunda, haverá Terço Comemorativo às 19h30 e confraternização entre os participantes.

eadVagas para tutores de curso de teologia a distância

A Faculdade Unida está recebendo currículos para preenchimento de vagas de tutor on-line para o curso de Teologia a Distância. O candidato deve ter título acadêmico de mestre e/ou especialista, de preferência com experiência na atividade.

A carga horária é de 20 horas semanais via web. O cadastro do currículo deve ser feito no link https://lattes.cnpq.br/. Informações com David Mesquiati de Oliveira via e-mail: [email protected]. Telefone: 3325-2071.

Dica de leitura: “Tempo de esperas”, de Fábio de MeloTempo de Esperas 1

A dica de hoje é da missionária Eartha Lins, de Vitória. “A obra trata de dois personagens, Abner e Alfredo. De um lado, um velho professor que resolveu refugiar-se numa vida simples, abandonando todas as glórias da vida acadêmica, e de outro, um jovem estudante de filosofia, cujo sonho é alcançar o que professor resolveu abandonar. Ambos se vêem diante do desafio humano que nunca cessa: compreender o tempo das esperas. Leitura reflexiva, escrita de maneira sensível e inteligente”. Editora Planeta.

Pra pensar

“Servir só para si é não servir para nada” Voltaire

*Fotos: divulgação, cedida pela fonte.

4 Respostas para “Gente de Atitude: “A perda do cabelo pode ser superada. Eu sou Bem Bonita”

  1. Hoje irei raspar a mina cabeça devido a queda do cabelo que já iniciou após 14 dias da minha 1ª quimio. Confesso que estou com um pouquinho de medo deste momento, mas tudo dará certo na Graça de Deus!
    Talvez eu filme o momento vai depender da minha coragem. Mas em breve enviarei minha foto de careca limpa.

  2. Apesar de fazer meus exames periodicamente(por desculpa o último me atrasei um pouco), descobri o câncer já bem grande, quando eu mesma percebí minha mama empedrada. Diagnosticado câncer após biópsia, parece que ele se desenvolveu ainda mais. Corrida ao tratamento, começando pela quimioterapia, depois vou passar pela cirurgia e radioterapia, um longo caminho. Como acontece na quimio vermelha, após 17º dia, começou a queda dos cabelos, mas encarei com força e fé, acreditando que a perda faz parte da cura e não da doença, fiz minha terceira quimio, devido a queda de imunidade,as vezes não consigo fazer as sessões. Acredito em um Deus que cura e não deixo me abater, procuro ocupar meu tempo lendo a Bíblia, livros, ouvindo louvores e fazendo artesanato que é uma coisa que gosto muito e assim vou vivendo um dia de cada vez, com a esperança de que isso só veio pra me fortalecer e com algum propósito que só Deus sabe e lá na frente irei entender o por que?

  3. Oh minha querida Eliane Oliveira – só agora li seu comentário. Penso que vc já raspou a cabeça…imagino que não seja fácil, minha mãe passou por isso…eu do meu coração desejo muita força de Deus para voce querida. Que a Paz de Cristo seja sobre voce. Que as Mãos Milagrosas do Senhor toquem onde precisa de cura. Bjs
    Vai dá tudo certo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *