Obras de Jair Santos valorizam o ES

JS_VV onde comec ESArquiteto, artista plástico, pesquisador, historiador, escritor e, acima de tudo, apaixonado pela cultura capixaba. Jair Santos, aos 89 anos, dedica seu tempo ao estudo e compartilhamento de informações sobre as raízes de nosso Estado, especialmente Vila Velha – berço da colonização do Espírito Santo.

Ele registra em três obras seu conhecimento adquirido em anos de pesquisa que contam, além de situações envolvendo nossa colonização, como também a formação da cultura de fé católica no Espírito Santo.

“O Anacoreta – revisitando a história do Convento da Penha” registra desde a fundação da capitania do Espírito Santo, passando pela construção, aterro na frente da gruta, extinção dos jesuítas, escravos que ali trabalharam, acervo, tombamento e a devoção à santa Nossa Senhora da Penha.

“Fonte Primária da história é revelada na Igrejinha de Vila Velha, Espírito Santo” traz na capa um desenho do escritor e reúne em um CD todo o material pesquisado sobre a Igrejinha Nossa Senhora do Rosário – uma das mais antigas do Brasil ainda de pé. Nesse trabalho, o autor reúne verdadeiras relíquias da Igreja Católica.

“Vila velha – onde começou o Estado do Espírito Santo” é um precioso registro da história do povo capixaba. No livro são relatados os primeiros contatos de europeus com indígenas nas praias e florestas, os sítios onde habitaram os colonos pioneiros, os marcos naturais, a interiorização e urbanização, os monumentos, as paisagens litorâneas, a ocupação da terra, o patrimônio fundiário de algumas famílias, as comunicações, os transportes, o comércio, a indústria, a administração pública, a formação política e os costumes dos habitantes de Vila Velha até os tempos atuais.

jair santos _divulgacaoSobre o autor

Jair Santos é capixaba nascido em 1926, na cidade de Alegre. Com cinco anos veio com a família residir em Vila Velha, onde fez curso primário no Grupo Escolar Vasco Coutinho (Fundamental).

Fez o secundário e o científico em Vitória, no antigo Ginásio Espírito Santo e, por fim, cursou Arquitetura na antiga Universidade do Brasil, no Rio de Janeiro, então a capital do Brasil, onde foi professor Titular do Departamento de Tecnologia da Construção após ser aprovado em concurso público à Livre Docência. A partir daí foi, também, professor do curso de Engenharia Civil por ter a mesma disciplina e idêntico programa.

Serviço:

Contatos com Jair Santos
Telefones: 27 3329-9694 / 988 239 694
Endereço: Rua Dom Jorge Menezes, 1044 – Centro/Prainha, Vila Velha/ES

*Fotos: divulgação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *